terça-feira, 9 de junho de 2009

Grito pela federalização

Santa deu este título e uma bela foto ocupando metade da capa principal mostrando estudantes e servidores saindo em passeata em frente ao campus 1 em direção ao Teatro Carlos Gomes. Lá, deputados estaduais e demais autoridades da região, além de vários reitores, ex-reitores e o fundador Diderot Carli, comemoravam os 45 anos da universidade. O jornal apresenta os próximos passos da FURB Federal na pág. 11 e a questão orçamentária.

Na pág. 3, Valther Ostermann volta a se posicionar favorável ao movimento, desta vez por escrito. "Tem que ser para todos", diz.

E na carta do leitor, uma empresária de Bal. Camboriú, Solange Gasparetto, bate e assopra na postura do JSC.

O agito do FURB Federal

Todas as emissoras de televisão da cidade estiveram cobrindo a solenidade. Hoje ao meio-dia foi possível acompanhar o banho de luz da RBS (que ontem levou o Reitor ao estúdio) e a matéria da RIC Record, que entrevistou Eduardo Deschamps e Valmor Schiochet.

O evento foi rico e produtivo; melhor depois que chegaram os caminhantes apitando e batendo bumbo, por 19:35. Até ali o quorum estava baixo. Liderados por Jorge Barbosa, servidores, acadêmicos e secundaristas deram vida ao grande auditório e salvaram a solenidade. O “barulho” durou uns cinco minutos, quando os manifestantes (que pediam FURB Federal aos gritos) foram contidos com extrema discrição para iniciar-se a solenidade.

Foram dez discursos, até 21:10. Falaram os cinco deputados que propuseram o ato (Ana Paula Lima, Ismael dos Santos, Giancarlo Tomelin, Jean Kuhlmann e Pedro Uczai), o vice-prefeito Rufinus Seibt, o secretário Paulo França representando o governador LHS, o prefeito de Brusque Paulo Eccel (AMMVI), o representante do comitê suprapartidário (Schiochet) e Eduardo Deschamps.

Todas as falas defenderam enfaticamente a proposta, sob os mais variados argumentos, especialmente o acesso universal ao ensino superior púbico, gratuito e de qualidade, a serviço da sociedade (dever do estado e um direito do cidadão, como disse Schiochet) e a perspectiva da FURB continuar a ser a principal referência no processo de desenvolvimento social e econômico do Vale e de SC. Outro argumento forte: contemplar a região como uma federal: primeiro porque a FURB tem uma rica história de 45 anos passo a passo com sua comunidade e já é pública e transparente; e depois porque o Vale é a única região do Estado que ainda não está contemplada no plano do governo federal de expansão do ensino superior.

Todos comemoraram a aprovação da proposta de uma nova federal em parceria com a FURB, mas destacaram a necessidade de mais empenho, união e pressão no sentido de sensibilizar Brasília. Além disso, ficou um forte sentimento de que a luta saiu do campo da descrença para uma possibilidade real, embora sem data de concretização.

Dados interessantes que a imprensa não explorou, embora a matéria do JSC seja boa (mesmo incompleta, pois faltou arrematar com a solenidade – ficou só na foto o frescor da notícia). É raro reunir na cidade, ao mesmo tempo, um grupo tão seleto e heterogêneo, mas a imprensa nem sempre leva isso em conta. Infelizmente perde a História e a riqueza dos personagens que a compõem. Mesmo em 2009, em plena sociedade da informação.

Aqui mesmo na FURB muitos ainda desconhecem o que está acontecendo. Talvez seja o momento de pensar numa divulgação mais ostensiva, com todos os apoiadores, agora que “vemos uma luz no fim do túnel”, na opinião de Seibt.

Pequenos empreendedores ganham a WEB

Na pág. 8 o JSC traz uma matéria com o título acima. Diz que as comunidades de redes sociais, como Orkut e Flickr, são uma ótima oportunidade de divulgação comercial. Mas também oferecem riscos, como alertam dois professores da FURB.

Seleção feminina

A ponta Aline Pará e a pivô Scheyla Gris, do handebol feminino de Blumenau (FMD/FURB) estão entre as 20 convocadas da Seleção Brasileira que disputarão o Desafio Petrobrás. No próximo final de semana, contra a Espanha, em Praia Grande. A blumenauense Duda Amorim também integra o grupo, que começa a treinar amanhã, no litoral paulista, com o técnico dinamarquês Morten Souback.

2 comentários:

  1. Olá Michel

    estive na passeata e fotografei. Já fui aluno da Furb.
    Enviei sugestão de reportagem para o site nacional Terra e Globo, e para minha alegria, foi manchete hoje dia 09/06/09. Veja no meu Blog.
    http://jaimebatistadasilva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jaime por sua participação e sua postura no jornalismo cidadão.
    Michel.

    ResponderExcluir