quarta-feira, 17 de junho de 2009

A eleição no DCE e o “furo”

Como é tarefa da coluna/blog não só comentar a presença da FURB na mídia, mas o comportamento desta ante os fatos que podem interessar à comunidade interna, é interessante acompanhar as peças do jogo na conturbada eleição do DCE que, aliás, é amanhã.

A Folha de Blumenau continua “surfando” como único veículo impresso do Estado que está cobrindo a eleição no DCE da FURB. Nem os blogueiros-jornalistas da cidade nem o Santa têm dado algo, por incrível que seja.

Desta forma, o jornal colhe os louros na edição desta quarta-feira, ao trazer na manchete principal: “Juiz garante oposição na disputa pelo DCE”. A Folha trouxe o “furo” jornalístico na capa do dia 3 deste mês, quando deu foto mostrando o acampamento de protesto da oposição alijada do processo.

O que justificaria, em parte, o silêncio da concorrência. Que, na verdade, novamente “comeu bola” (outro jargão jornalístico) ao não trazer a decisão judicial, omitindo a importante informação aos seus leitores e aos acadêmicos que desejam apresentar seu voto. Lamentável.

A Folha traz a matéria completa na página 6 e nota na página 3.

Mais sobre a FURB Federal

Santa (ontem) e Folha (hoje - nota Vai e Vem) trazem notas, finalmente, sobre a designação da senadora Ideli Salvatti como relatora do processo FURB Federal. Aliás, a nota da Folha valoriza a análise feita pela coluna já na segunda-feira. Bacana.

Postura discreta - Até se compreende a discreta postura dos jornalistas em relação ao fato. Importante profissional confidenciou porque ainda não foram para cima da senadora, procurando um mínimo de comprometimento dela com a nova posição no Senado: “... a gente está no caso. Mas temos de avaliar se a relatoria terá efeito prático ou se é exposição pré-eleitoral”. Ou seja, primeiro trabalho para depois render eventual exposição.

A bem da verdade, é bom que se diga que a senadora, apesar da postura inicial, vinha apoiando o movimento FURB Federal, há algum tempo, apesar de antecipar dificuldades, mas isso foi antes da decisão da CCJ do Senado, que abriu efetivo caminho para a criação da UFBLU.

Ainda sobre o tema, professor Valmor Schiochet envia e-mail elogiando a cobertura do Jornalismo da CCM, por considerar os textos “muito justos e pertinentes”. Obrigado, a equipe agradece.

Trisemanal incomoda


Uma fonte confirma. A Folha de Blumenau passará de bi a trisemanal, circulando às terças, quintas e sábados. Já na próxima semana. A Folha, na verdade, sonha em ser diária. Mas o tempo e o mercado ditarão o andar da carruagem

A concorrência já deve estar se coçando brabo na redação e no comercial pela “ousadia”. Ninguém gosta de dividir espaço, especialmente quando há interesse em manter o monopólio dos principais veículos de comunicação de Santa Catarina, situação amplamente protestada pelo Sindicato dos Jornalistas e pela Promotoria Pública, diga-se claramente.

Você pode saber mais sobre a história que balança os bastidores do jornalismo catarinense: http://www.sjsc.org.br/noticias_det.asp?cod_noticia=577

Mudança na poderosa


Colunista Cacau Menezes informa troca de comando da Redação do único estadual impresso na atualidade, o Diário Catarinense.

Contábeis

Noticenter publica abertura de inscrições para mestrado e doutorado na FURB. http://www.noticenter.com.br/?COD_EDICAO=828&COD_CADERNO=15

Plano de prevenção às catástrofes

Nota na pág. 3 do JSC fala da importante iniciativa do governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário