segunda-feira, 8 de junho de 2009

Federal em Blumenau repercute forte

Está repercutindo forte na imprensa e na comunidade a aprovação do projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, criando uma nova federal em Blumenau (IFBLU) em parceria com a FURB, como informado em relise da CCM, encaminhado já sexta-feira e que pode ser lido na nossa página.

A CCM trabalhou rápido. O relise seguiu informando a imprensa local sobre a aprovação das novas emendas ao projeto de Leonel Pavan e incluindo as comemorações do reitor Eduardo Deschamps e do coordenador do comitê pró-federalização, professor Valmor Schiochet.

Convidado pelo Jornal do Almoço local, o reitor Eduardo Deschamps ocupou hoje três minutos da telinha da RBS para explicar a proposta da universidade pública. Segundo ele, ao lado da duplicação da BR-470, ela deve contribuir para a efetiva retomada do crescimento da região, especialmente após a tragédia de novembro.

Mais duas coisas que ele disse e que estão no relise: o dinheiro para o projeto de viabilidade técnica está garantido e hoje à noite a comunidade tem a oportunidade de colaborar prestigiando a sessão solene da Assembléia que vai girar em torno dos “45 anos de construção de uma universidade pública”, como dito no convite da AL.

Logo em seguida entrou o comentarista Valther Ostermann. Ele foi na mesma linha e jogou mais dois minutos de luz apoiando a proposta que “vitaminará a região com verba federal e permitirá que a grana dos alunos alcancem outros caixas”. E exigiu empenho da representatividade política da região, embora cético na força dela, na conquista da federal em Blumenau.

Foram cinco minutos preciosos, sem dúvida. Espera-se ampla adesão da comunidade à sessão solene, no Teatro Carlos Gomes, logo mais às 19 horas.

Mais sobre a Federal

1) JSC deu duas notas, no final de semana (pág. 3), em cima do relise da CCM, mesma edição em que o professor Clóvis Réis usou toda a coluna para explicar, com riqueza de detalhes, porque a questão é prioridade da região;
2) Diário Catarinense também trouxe nota nas edições de sábado (pág. coluna Roberto Azevedo - nota Diretas) e domingo (pág. 3);
3) Folha de Blumenau emplacou fotolegenda sobre o tema na pág. 3 e divulgou a sessão solene na pág. 7. Mas ainda não disponível na internet até o fechamento do blog.

Isso é o que foi possível resgatar, sem contar o que saiu nas rádios e nas demais emissoras de televisão.

Pós-tragédia

Profissionais de saúde tornam-se aliados contra os traumas pós-tragédia, como alcoolismo e depressão, anuncia o JSC hoje (pág. 12). No domingo, 39 formandos receberam a certificação do curso da FURB.

Menos pode ser mais

Coluna Mercado Aberto e matéria na pág. 10 do JSC (domingo) informam e comentam os novos dados do Sigad, apresentados sexta-feira às autoridades locais, na Prefeitura, pelo economista e professor da FURB, Nazareno Schmoeller.

Mais luz

Folha de Blumenau diz sábado, na capa e na pág. 6, que a eleição no DCE divide a base aliada do governo JPK.

Deflação

Mesmo jornal traz na pág. 5 o IVGP de maio.

Vestibular

Jornais informaram bastante sobre o vestibular da Udesc, realizado ontem e o encerramento da inscrições, hoje, para o vestibular da Acafe e o suplementar da UFSC.

PUC em Joinville

A Notícia de domingo tem nota na pág. 3 falando sobre a confirmada instalação da PUC em Joinville.

Meio ambiente

Coluna resgata duas notas do JSC de sexta-feira sobre uma atividade da Acaprena e da FURB dentro da Semana do Meio Ambiente (pág. 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário