sexta-feira, 17 de abril de 2009

Novo vestibular bombando

Continua repercutindo forte na mídia a proposta do MEC de substituir o vestibular pelo "novo Enem". Nota no Diário Catarinense informa que a Universidade Federal de Pelotas foi a primeira a aderir ao novo processo seletivo, marcando provas para os dias 3 e 4 de outubro.
A revista Veja traz ampla reportagem dizendo que vai mudar tudo, menos o mérito.
"A substituição do vestibular por uma prova unificada começa a valer já neste ano em centenas de universidades. O novo exame é menos massacrante para os alunos, mas continua a selecionar os melhores", mostra a revista. Trata-se da maior mudança no concurso, desde 1911.

Diz ainda a Veja:

"Os melhores alunos continuarão a ser os escolhidos. Mas passarão por um teste mais enxuto e menos voltado para a memorização. Esse exame tem parentesco com o atual Enem, aplicado há uma década pelo MEC a quem conclui o ensino médio – e por isso já é chamado de "novo Enem".

Com uma única nota, os alunos poderão tentar o ingresso em mais de uma faculdade. Cabe a cada universidade, seja ela pública ou particular, decidir se vai adotar o modelo ou manter o vestibular. Mas a tendência é de mudança. Um levantamento feito por VEJA com 51 dos 55 reitores das federais mostra que 48 pretendem adotar o novo modelo. Destes, 25 querem que a adoção se dê ainda em 2009. Entre as faculdades particulares, pelo menos 500 também vão aderir já. Isso é 25% do total.

Dá para entender melhor o espírito do novo Enem a partir das questões publicadas com exclusividade por VEJA nesta reportagem. Feitas pelo MEC, elas são um modelo de como as matérias do ensino médio passarão a ser avaliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário