segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cada vez mais altos

FURB ganhou lugar de destaque fim de semana. Está no alto da capa de domingo do Santa. Pesquisa do curso de Medicina aponta que a altura média dos jovens blumenauenses cresceu sete centímetros em 50 anos. A média subiu junto com o IDH. Trabalho de conclusão de curso de Luiz Fernando Arena e Ana Soncini, orientados pela professora e pediatra Deisi Maria Vargas.

Impasse ambiental

Ainda domingo, no mesmo jornal, é possível ler matéria, com chamada de capa, informando sobre um aterro na rua Amazonas que virou polêmica. Professores da FURB, Adílson Pinheiro e Juarês Aumond alertam para desdobramentos ambientais, confirmando temor da população.

O parque da virada

Professor aposentado Lauro Eduardo Bacca inseriu artigo na pág. 2 do JSC de quinta-feira. Bem escrito, texto contextualiza criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí e a colaboração de profissionais da FURB na conquista histórica.

Na Folha de Blumenau

FURB tem proposta para novos cargos, anuncia capa de sábado do bissemanal blumenauense. Ação atendeu pedido do Ministério Público. Apenas a Folha falou da assembléia.
Um relise da CCM sobre o assunto seguirá para a imprensa só quando os documentos evoluírem internamente e seguirem para o Executivo, como já explica o informativo da Reitoria “Ação Estratégica”, distribuído junto com o holerite.

Mais um x

Diário Catarinense publica novamente matéria dentro da série “o x da educação”, sábado (pág. 11), tendo como um das fontes a professora Elenir Budag, coordenadora do curso de Pedagogia da FURB. Como se recorda, ela fala sobre os “fatores decisivos para a qualidade de ensino”.

Debate sobre o vestibular 1

Vem repercutindo muito no País todo o fim do atual modelo de vestibular e a unificação das provas num novo Enem. A proposta permitiria até aos candidatos se inscreverem em vagas de até cinco instituições. As federais já estão topando, embora não sejam obrigadas pelo MEC. O caderno Vestibular do DC de quinta-feira traz duas páginas sobre o tema. Ainda neste especial do DC, a Acafe, que também poderia fazer parte da prova unificada, descarta mudanças neste momento, assim como a Udesc ainda nem debateu a proposta de Fernando Haddad.

Debate sobre o vestibular 2

No DC de sábado, tem uma fotolegenda em que a Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior, liderada pelo deputado federal catarinense João Matos (PMDB), aplaude a “determinação” do MEC em unificar o processo seletivo. Matos esteve com Haddad semana passada, de quem ouviu ainda que pretende modificar a legislação sobre avaliação. O ministro pregou também a queda nas taxas de juros para o crédito educativo, assim como busca no BNDES alternativas para reestruturar as IES particulares. Alias, a crise na antes poderosa Ulbra dá o tom das dificuldades desse mercado, como atesta notinha no A Notícia de hoje.

Debate sobre o vestibular 3

Na mesma linha, o professor aposentado e ex-conselheiro estadual de Educação, Almerindo Brancher, emplacou artigo no JSC de sexta-feira, abordando “os dias contados do vestibular”.

Um comentário:

  1. Gostei muito da inovação – blog – para nos manter atualizados. O blog é recente, não é? De qualquer forma, gostei e estou aprendendo a usar (como feed, por exemplo)

    Sds

    Profª. Griseldes Fredel Boos

    Coordenadora do Curso de Engenharia Química

    ResponderExcluir