quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vereadores homenageiam FURB e os seus servidores


Bacana a sessão solene da Câmara de Vereadores de Blumenau, ontem à noite, na Universidade, em homenagem aos 50 anos da FURB. Na mesma sessão, cinco servidores antigos e em atividade, previamente selecionados, foram homenageados, representando todos os professores e técnico-administrativos que colaboraram na construção da primeira instituição superior do interior de Santa Catarina, desde a sua fundação em dois de maio de 1964.

Última hora: Veja a matéria da TVL sobre a sessão

No relise da Câmara tem um currículo resumido dos homenageados com a Moção (abaixo). A sessão solene foi gravada e será reprisada. Assim que possível o link será disponibilizado aqui.






Professor Juarês José Aumond (admitido em 1971), acompanhado da esposa Teresinha, dos vereadores Adriano Pereira (à esquerda), Jefferson Forest e do reitor João Natel.




 Doroti Jung Wanke (admitida em 1974), assistente administrativa, com o filho Diego, mais os vereadores Diogo Alves dos Santos e  Antônio Veneza, a diretora da Escola do Legislativo, Vera Castelein e o pró-reitor de Administração, Udo Schroeder (à direita).


 Gilberto Martins Galvão (admitido em 1976), bibliotecário, ao lado do diretor da Biblioteca Universitária Martinho Cardoso da Veiga, Darlan Schmitt, e dos vereadores Mário Hildebrandt (à esquerda) e Marcelo Lanzarin. 


Roberto Bernhard Disse (admitido em 1978), bibliotecário,ao lado da esposa Milena e do ex-reitor Arlindo Bernart (cumprimentado pelo aniversário de 83 anos), mais os vereadores Beto Tribess e Jens Mantau (à direita).



Natel recebeu a Moção em nome do professor Paulo Oscar Baier (admitido em 1975), juntamente com o diretor Legislativo Eder Antônio Boron (à esquerda) e o secretário municipal de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, representando o prefeito Napoleão Bernardes. A moção será entregue oportunamente a Baier, que justificou compromisso profissional inadiável.

DISCURSOS E "PARABÉNS PRA VOCÊ"


Professor Juarês falou em nome dos homenageados: "Ao entrar aqui passou um filme. É interessante perceber como a história da FURB se confunde com a história de Blumenau e do Vale do Itajaí e vice-versa. Em todas as áreas a Universidade contribui com o desenvolvimento da região e tem técnicos e pesquisadores espalhados pelo Brasil, concedendo a Blumenau uma expressão nacional". Para ele, o Vale seria diferente sem a FURB. Citando apenas a sua área, as ciências naturais/ambientais, lembrou o empenho da comunidade acadêmica pela preservação da maior área de floresta atlântica do Brasil, que rodeia Blumenau e o Vale. 


Ao discursar representando o Legislativo, Jefferson Forrest, ex-dirigente da UCE e da União Nacional dos Estudantes, enalteceu a história da instituição. Mas fez um desafio à FURB para que se torne mais um centro de construção de políticas públicas, que auxilie a administração pública de Blumenau.
Também na sua fala o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Gevaerd, lembrou que lecionou 19 anos na FURB e que a prefeitura tem e vai assinar mais convênios com a FURB, que "reúne importante conhecimento para discutir o futuro da cidade". Já o secretário-executivo da AMMVI, Rafael Corrêa, lembrou um fato curioso: a associação dos municípios foi gestada na FURB e ambas têm uma forte ligação nas discussões e votações de importantes foruns, como  Comitê da Bacia do Itajaí.

O reitor João Natel destacou o fato da homenagem à FURB estar vinculada aos servidores que a construíram e fez um recorte demonstrando o empenho da comunidade e do Poder Legislativo, mesmo antes da fundação, citando nomes como D. Orlandina, Bernardo Werner, Martinho Cardoso da Veiga, Miltom Pompeu (três vereadores), entre outros. Ressaltou também a Carta de Ibirama e os municípios signatários do Vale do Itajaí e litoral norte em favor do ensino superior e da FURB, em 1968, para reforçar o forte contexto regional da sua história.




Natel quebrou o protocolo e devolveu a homenagem, ao entregar uma placa de agradecimento da FURB ao Legislativo, na pessoa do presidente Vanderlei de Oliveira (à direita), que fez questão de recebê-la com o funcionário mais antigo da Câmara, ali presente, Ari Molin Júnior.


 "Parabéns a você" para o professor Arlindo Bernart, no final da solenidade. O ex-reitor da FURB completou ontem 83 anos e fez questão de prestigiar a solenidade no auditório da Biblioteca Universitária. (foto do editor).



Nenhum comentário:

Postar um comentário