quarta-feira, 4 de junho de 2014

FURB: como tudo começou

Ex-deputado Alvaro Correia emplacou artigo no Santa com sua versão sobre a criação da FURB. Só copiando, pois o jornal agora cobra acesso à versão impressa na internet. A FURB tem assinatura.

03/06/2014 | N° 13218

ARTIGO

Furb: como tudo começou

Acompanhamos com vivo interesse as manifestações sobre o cinquentenário da Furb, conquista épica da qual tivemos a honra de participar. Por isso, somos concordes com toda a exaltação que se vem fazendo sobre esse feito pioneiro.

Testemunha da história do início da Furb, permitimo-nos fazer um relato de como tudo começou. Na década de 1950, alguns vereadores e representantes da União Blumenauense de Estudantes já falavam timidamente da falta do ensino superior em Blumenau, inspirando a rádio Nereu Ramos a lançar uma campanha neste sentido. Correspondente da Gazeta Esportiva em Blumenau, no final de dezembro de 1960 viajamos a São Paulo juntamente com o atleta Waldemar Tiago de Souza, que participaria da tradicional corrida de São Silvestre.

Levamos também uma missão que nos foi delegada pelo senhor Evelásio Vieira, diretor da rádio Nereu Ramos: falar com o padre Januário Baleeiro, secretário de Educação do Estado de São Paulo, para saber se ele confirmava o convite para participar do programa de entrevistas Preto no Branco. No dia 30, nos encontramos com o padre Baleeiro no Palácio dos Campos Eliseus, quando o governador Ademar de Barros recebeu um grupo de atletas brasileiros.

Bastante acessível, o secretário confirmou presença em Blumenau na primeira sexta-feira de 1961. Baleeiro foi recebido na emissora por um grupo de professores e empresários. Na entrevista, Baleeiro foi consultado e confirmou que enviaria a Blumenau técnicos para estudar e indicar que tipo de faculdade melhor atenderia às necessidades da região. Meses depois chegavam a Blumenau três técnicos de São Paulo, que aqui permaneceram por mais de 50 dias. No relatório, indicaram a faculdade de economia como a que melhor serviria aos interesses de Blumenau.

E foi o que aconteceu. A faculdade de economia foi criada e inaugurada em 1964, abrindo caminho para a universidade que agora já é cinquentenária.
ALVARO CORREIA|EX-PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário