quarta-feira, 4 de junho de 2014

Crítica

Em artigo hoje no Santa, advogado critica gasto com projeto do Distrito Turístico, produzido pela Arquitetura. Leia abaixo, pois o link está disponível apenas para assinantes.

04/06/2014 | N° 13219

ARTIGO

Desperdiçando dinheiro

O projeto denominado Distrito Turístico, concebido para ser implantado no entorno do Parque Vila Germânica, é digno de aplausos. Estimula o uso dos espaços pelas pessoas, tal como vemos em muitas cidades turísticas europeias. Só que dificilmente sairá do papel. Triste constatação, mas é a realidade. Blumenau esqueceu que precisa de um plano de cidade e não de planos de governo.

Projetos de governo são feitos, apresentados e, depois, engavetados quando há mudança na administração pública. Não há continuidade. E isto custa muito caro no final das contas. Para quem tiver interesse, é só consultar as publicações do projeto Blumenau 2050, disponíveis na internet, para constatar que muito do que foi apresentando neste novo projeto do Distrito Turístico já estava previsto.

Não seria o caso de executar o que já estava projetado? Não! A prefeitura optou por gastar mais R$ 152 mil do erário, com todo o respeito aos nobres arquitetos da Furb, que cumpriram a missão contratada para elaborar novos estudos. Há vários exemplos do que estou falando. Aeroporto, ponte, centro de convenções, mercado público etc. E tudo isto por pura e inaceitável birra política.

E é interessante observar que o desperdício de dinheiro não está somente no custo destes projetos, mas também no tempo gasto pelos funcionários públicos que, por vezes, dedicam-se meses, anos, desenvolvendo projetos para a cidade e que, como já dito, infelizmente serão arquivados tão logo haja mudança de governo. Por estas e outras razões, não creio que o projeto do Distrito Turístico vá adiante.

Quem sabe algumas pequenas obras até sejam realizadas, tais como as ciclovias das ruas Humberto de Campos e João Pessoa, pois não dependem de muitos recursos para a execução. Todo o mais ficará depositado num triste arquivo junto de tantos outros belos projetos. É esperar para ver. Reitero, enquanto a cidade não respeitar o que já está projetado, atentar para o que prevê o seu plano diretor, estaremos somente perdendo tempo e dinheiro.
ANDRÉ JENICHEN|ADVOGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário