terça-feira, 10 de junho de 2014

Justiça seja feita

O sistema de alerta operado pelo CEOPS/FURB (Centro de Operações do Sistema de Alerta do Vale do Itajaí) é referência no Vale do Itajaí e em Santa Catarina, dando suporte estratégico e efetivo à Defesa Civil, procurando reduzir o impacto e as consequências das enchentes na vida das pessoas, emitindo boletins meteorológicos/hidrológicos com algumas horas de antecedência. Leia aqui um histórico das ações.

Autoridades e imprensa costumam passar alguns momentos nos exaustivos plantões do CEOPS no bloco T da FURB nas ocorrências de cheias, desde o seu antecessor, o Projeto Crise, criado após o  evento de 1983, que atingiu a cota de 15 m e 34 cm. 

Não foi diferente neste final de semana, com as presenças constantes, entre outros, do prefeito Napoleão Bernardes e do reitor João Natel.  

Mesmo com todo esse histórico de relevantes serviços prestados à sociedade pela Universidade , nem todos os colegas da imprensa associam a sigla ao nome FURB, que mantém a estrutura do CEOPS e sua equipe de profissionais/pesquisadores. Caso mais flagrante é do Santa, que volta e meia traz matéria tendo como fonte o CEOPS e o professor Ademar Cordero que, aliás, esteve hoje no Jornal do Almoço da RBS local. Neste caso, foi feita a devida apresentação. (Foto de Jaime Batista).

Suspensão das aulas

A suspensão das aulas nas escolas e na FURB, ontem, colaborou para não piorar ainda mais o trânsito em Blumenau, ressalta o Santa na edição de hoje, à página 11 (acessível só para assinantes). Como se recorda, várias ruas estavam alagadas na manhã de ontem, situação agravada em cidades vizinhas como Jaraguá do Sul, Timbó, Benedito Novo, onde moram alunos da Universidade que foram atingidos pelo forte temporal ou ficaram ilhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário