quinta-feira, 25 de abril de 2013

Escolas aprovam Interação FURB


Kassiano (na ponta esq.) e Candice (na ponta dir.) em divulgação da FURB numa escola (2013).

O programa Interação, tocado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing  da FURB, é um case de sucesso - e surpreende não só pela pela evolução no número de visitantes como, especialmente, no acesso à própria Universidade.
Dados cruzados com esmero e transparência pela CCM e Coplan revelam que 56% dos calouros matriculados em 2013/1 comprovadamente participaram de ações do programa, tanto nas visitações às escolas de ensino médio, quanto na própria inscrição para o evento. Para se ter uma outra ideia do interesse das escolas (públicas e privadas), em seis anos o programa já cadastrou mais de 40 mil alunos de terceiro ano. E, destes, mais de 21 mil conheceram a instituição e seus cursos de graduação. O programa entra na sua nona edição em 2013, no dia 25/09, após substituir o FIC FURB em 2005.

Veja os números e evolução do Interação desde 2007: 
Ano
Alunos Escolas
Evento
Cadastros
Matrículas
Cadastrados
Resultado
2007
4226
2233
3885
1740
450
26%
2008
4398
2006
5712
1696
453
27%
2009
3968
3231
6221
1663
584
35%
2010
4575
3935
6591
1568
638
41%
2011
5565
4305
8397
1685
895
53%
2012
6162
5894
9885
1893
1059
56%
Total
28894
21604
40691
10245
4079

Quadro: Edições, número de alunos cadastrados nas escolas, participantes no evento Interação FURB, total de cadastros no programa, número de matrículas de calouros, resultado dos alunos cadastrados dentre os matriculados.

Este ano a equipe planeja visitar 145 escolas de Blumenau e de toda região, entre março e agosto, realizando três ações, conforme agendado com cada escola e respeitando sua rotina: palestras, visitas rápidas ou entregando os materiais de divulgação. A equipe que visita às escolas é composta por servidores da CCM (Candice, Kassiano, Paula e a nova integrante, a estagiária Sarah), além de motoristas da DAC.

Proposta é ampliar programa

Para a coordenadora da CCM, professora Márcia Bronnemann, há que se pensar na ampliação da estrutura do programa em função dos seus resultados concretos na conquista de alunos para a FURB.
Em 2013 a equipe terá  o reforço de uma estagiária para esta atuação no Vale e adjacências. Mas quer mais. Lembra que o FIC FURB já entrava em outras regiões do Estado para divulgar os cursos nas escolas, até porque alguns são referencia estadual e até nacional. 
Esse contato direto com os alunos do terceirão é importante e recebe um carinho e esforço especial, pois a abordagem, os materiais e o vídeo (especial do programa focado nas pretensões do aluno, não está na rede) ajudam o candidato na sua decisão de escolha do curso, o que tem sido elogiado pelas escolas e tem gerado muitas perguntas para tirar dúvidas (dado relevante, porque não é fácil segurar a atenção dos adolescentes).

Outro sinal positivo: boa parte das escolas já deixa agendado interesse para o ano seguinte e até divulga a vinda da FURB antes da data programada (incluindo cartazes).
    Estagiária Sarah, na frente com a camiseta da FURB, em outra sala de ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário