sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Proposta começa a ser detalhada semana que vem

Em comunicado divulgado há pouco, pelo correio eletrônico, a Reitoria apresenta os resultados da visita à UFSC, considerada positiva:

Em continuidade ao processo de incorporação FURB-UFSC, uma comitiva de nossa universidade participou de um encontro, ontem, 15/09, em Florianópolis, oportunidade em que os diretores dos nossos centros apresentaram suas unidades aos seus pares da UFSC.

Acompanharam-nos os professores Antonio Carlos Marchiori (CCJ), Cláudio Guimarães (CCS), Clóvis Reis (CCHC), Dagoberto Quadros (CCT), Geraldo Moretto (CCEN), Maria José Carvalho de Souza Domingues (CCSA), Marilene Schramm (CCE), Rita Buzzi Rausch (CCE), Victor César da Silva Nunes (ETEVI), Cesar Augusto Wolff (PROGEF), Pedro Paulo Hugo Wilhelm (COPLAN), António André Chivanga Barros (PROEN), Marcos Rivail da Silva (PROPEX), Udo Schroeder (PROAD), Jorge Gustavo Barbosa de Oliveira (Comitê FURB Federal), bem como o acadêmico Arthur Hank e o servidor Túlio Sant´anna Vidor (Sinsepes).

Pela UFSC estiveram presentes a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Yara Rauh Muller e Prof. João Rogério Sanson, da Secretaria de Planejamento e Finanças, que coordenaram os trabalhos, o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, presente na abertura e fechamentos dos trabalhos, diretores de unidades e campi, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, entre outros integrantes daquela comunidade universitária.

Na primeira etapa da programação cada diretor da FURB teve a oportunidade de fazer uma breve exposição de sua unidade, caracterizando a estrutura acadêmica, em termos de número de cursos e alunos da graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa e extensão, composição do corpo docente e técnico- administrativo, bem como a infraestrutura física, quanto a laboratórios e outros espaços diferenciados.

Ao término das apresentações abriu-se espaço para questionamentos e esclarecimentos, oportunidade em que se deu conhecimento aos colegas da UFSC da decisão do Conselho Universitário da FURB, tomada em sua sessão de 14/09, quanto às diretrizes prioritárias que devem nortear os trabalhos visando à incorporação, quais sejam:
·        que a incorporação seja feita no todo, em um prazo de 36 meses;
·        que o início se de pelos cursos de licenciatura; incluindo as demais cursos nas fases subsequentes e  incorporação dos cursos de pós-graduação stricto-sensu a partir de 2012;
·        que ocorra a cedência dos servidores com cargos públicos municipais proporcionalmente à oferta das vagas federais, bem como a  absorção dos estudantes dos cursos a serem incorporados;
·        que a inclusão de novos cursos aconteça após a incorporação dos cursos já existentes.

Na avaliação da comitiva da Furb, o resultado deste encontro foi muito positivo, destacando-se a receptividade que a proposta teve pelos presentes ao encontro. As manifestações de apoio foram expressivas, com a recomendação, idêntica à da nossa comunidade, que o processo de incorporação leve em conta as especificidades de cada instituição. Estabeleceram-se importantes contatos entre diretores e demais gestores das duas instituições, o que possibilitará acelerar os entendimentos e equacionamentos das questões acadêmicas envolvidas neste processo.

É importante ressaltar que este encontro não teve o objetivo de avançar no detalhamento da proposta, mas sim oportunizar entendimento  mais amplo da realidade da FURB por parte da UFSC, objetivo que foi plenamente alcançado.

Como encaminhamentos finais, estabeleceu-se que na próxima semana serão deflagrados, efetivamente, os trabalhos para detalhamento da proposta a ser encaminhada para o MEC, cujo prazo foi prorrogado por mais trinta dias.

Cordialmente,

Prof. João Natel Pollonio Machado – reitor
Profª. Griseldes Fredel Boos – vice-reitora

Nenhum comentário:

Postar um comentário