quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MEC confirma Federal para Blumenau

A matéria acima está no Santa on line desta quarta-feira à noite. 

         A garoa não afastou os estudantes do pátio da Biblioteca da FURB e da passeata até o bloco A. (Fotos: Daniel Zimmermann).

 O blog acompanhou a festa democrática e confirma a informação do jornal. A notícia aguardada há 10 anos foi antecipada também pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, António Chivanga, aos manifestantes que ocuparam o pátio da Biblioteca entre 20 e 21 horas com palavras de ordem reivindicando a FURB Federal, num ato histórico e de profundo significado, materializando um movimento comunitário semelhante ao que criou a nossa Universidade no ínício da década de 60.

Por volta das 20:30 Chivanga disse que conversou por telefone com o reitor João Natel, que está em Brasília. Natel soube pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que Blumenau será contemplada com o anúncio da Presidente Dilma Roussef dia 16, mas não adiantou qual será o modelo desta instituição. E disse mais: que serão sete e não quatro novas federais, como informou O Globo sábado, num furo jornalístico que tirou um pouco da surpresa do governo federal dentro da continuidade do plano de expansão do ensino superior público e gratuito.

Ou seja, a primeira etapa está vencida, como bradaram nos discursos os professores Clóvis Reis e Jorge Barbosa, e o presidente do Sinsepes, Tulio Vidor, aos centenas de presentes, representando vários cursos da FURB, esclarecendo a necessidade de "vigília permanente" e pressão em defesa da incorporação da FURB pela anunciada UFVI, que vem tendo acolhida espetacular no Senado, na Câmara Federal, na Assembléia Legislativa, Cãmara de Vereadores, entre outros espaços democráticos importantes.

Os manifestantes decidiram ampliar a mobilização iniciada ontem à noite no Facebook, marcando para sexta-feira, 18:30, uma passeta, saindo da Biblioteca para o Centro da cidade. Toda a comunidade será convidada, esperando-se reunir cinco mil pessoas. 

Antes, novo ato público, apoiado pela charanga da Medicina, acontece nesta quinta-feira à noite, às 20h, no campus 2, informando e convocando para sexta.

                             Clóvis Reis, coordenador do comitê pró-federalização, rodeado por faixas e pela imprensa.


Um comentário:

  1. Universidade Federal do Vale do Itajaí, com a incorporação da FURB, é o que o povo de Blumenau e do Vale do Itajaí merece!
    Considero que todos vamos ganhar com esta universidade: uma cidade mais universitária e não somente industrial, cultura circulando pelo meio da população, estímulo ao conhecimento científico através do ensino e da pesquisa.
    Vamos poder firmar, ampliar e disponibilizar saberes.
    Vamos atrair além de trabalhadores brasileiros, iremos atrair estudantes, cientistas...
    Blumenau viverá um novo tempo, um tempo melhor, um tempo onde a Ciência irá ampliar os horizontes.

    Viva a UFVI! Que seja realidade já, pois há muito a aguardamos...

    Lucia

    ResponderExcluir