sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estrutura da FURB impressiona UFSC

Professores Luiz Henrique, Yara Müller, João Natel, Maria Lúcia, Luiz Alberton e João Batista (esq.p/dir.). Fotos: Eduardo Sofiati

Momento histórico a visita da comitiva da UFSC, ontem, para conhecer a FURB, como já amplamente noticiado pela imprensa ao meio-dia e à noite e na nossa página hoje, assim como pela transmissão ao vivo da FURB TV, às 18 horas. Ou a matéria do Santa de hoje focando na abertura de vagas federais em Blumenau já em 2012.

O blog acompanhou toda visita entre 10 e 18 horas. Não é só o MEC que desconhece importância e estrutura da FURB. Ficou evidente o quanto os cinco professores da Federal, representando o reitor Alvaro Prata, ficaram impressionados com a estrutura do futuro campus da UFSC em Blumenau e da terceira federal de Santa Catarina. Reitor João Natel, a vice-reitora Griseldes Boos e os pró-reitores Udo Schoroeder e Marcos Rivail não desgrudaram do grupo. O professor António Chivanga, em viagem, foi representado por Alexander Valdameri.

Muitas dúvidas e poucas respostas, neste momento, sobre como, quanto tempo e qual o tamanho da verba do MEC para se concretizar a federalização da FURB. Ou sua incorporação ao sistema federal de ensino superior e gratuito, como prefere o MEC. Cabe agora ao grupo técnico, composto em princípio pelos pró-reitores das instituições e pelos dois representantes da prefeitura, coordenar essa construção conjunta do modelo que atenda às academias e ao MEC.

Reitor João Natel enfatizou novamente hoje, à rádio Nereu Ramos, que o maior desafio será justamente convencer o MEC a absorver toda FURB, destinando pelo menos R$ 120 milhões, inicialmente, no orçamento anual. "Será necessário muito apoio político para que o projeto continue andando como desejamos", enfatizou.

Em seguida a rádio entrevistou o professor Clóvis Reis como coordenador do comitê pró-federalização, para quem a visita institucional foi considerada positiva, mas que permanece a expectativa de todos pela transferência integral de alunos atuais, patrimônio e a cessão de todos os servidores. "Foi uma primeira visita para conhecer o patrimônio, que deverá avançar para os outros dois elementos fundamentais". Disse ainda que buscará audiência com reitor Alvaro Prata para garantir assento ao comitê no Grupo de Trabalho.

Por falar em Prata, a RIC Record reprisou ao meio-dia entrevista concedida hoje de manhã em Florianópolis. Disse que não há prazo para incorporação (apenas do projeto ao MEC, até 16/9), que é um modelo novo e nem quais cursos começam a fusão FURB/UFSC.

"Ontem nossa equipe fez uma primeira visita para conhecer a FURB e levantar informações para tomada de posição. Agora vai à FURB um grupo de diretores para discutir aspectos das áreas acadêmicas".

Questionado como ficará essa fusão, se a FURB deixa de existir, respondeu: "A FURB começará a diminuir e a UFSC em Blumenau a aumentar, num processo gradual e a médio prazo, pois há que se vencer vários aspectos nas áreas administrativa, acadêmica e jurídica".

No tocante aos servidores municipais da FURB, disse que serão oportunizados concursos para que, passando, se tornem servidores federais. 


O texto postado na nossa página foi publicado, na íntegra, hoje à tarde, na página UFSC pela Agecom.

Leia, ainda, os artigos do professor Jorge Scarpin (Folha de Blumenau) e Ivo Theis (Santa).

Vote na enquete da Folha de Blumenau sobre a incorporação

Leia matéria do Santa de ontem.



CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIAR














                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário