quarta-feira, 17 de agosto de 2011

30 dias para elaborar projeto de fusão

Hoje cedo e ontem à noite as emissoras de TV, de rádio, os veículos na net, as mídias sociais e os jornais impressos dedica(ra)m largos espaços para o anúncio do campus da UFSC em Blumenau e o aval do MEC para que a FURB seja o embrião do ensino superior federal na região. Os links e as várias opiniões e artigos estão ali embaixo.

Mas os olhares da mídia hoje ainda estão voltados agora para a reunião às 9 horas com a ministra Ideli Salvatti , onde foi reafirmada a idéia do governo Dilma de aproveitar a estrutura da FURB, ao invés de federalizá-la, como ainda deseja o comitê , que marcou nova passeata para terça que vem através do Facebook, que neste momento tem quase 28 mil adesões pressionando pela FURB Federal.

Hoje cedo, na rádio Menina, o reitor João Natel comemorou as trativas, mas foi cauteloso em adiantar detalhes por entender que o assunto é completo, mas disse que essa reunião foi a  sinalização do Palácio do Planalto em favor do triângulo MEC, UFSC e FURB, mas que os próximos 30 dias serão decisivos para construir esse modelo de parceria que ainda deverá ser aprovado pelo MEC para que possam continuar os trabalhos. Muitas perguntas estão sem respostas, admite ele, sobre a definição de quais cursos, nímeros de vagas, início das aulas e assim por diante.

Os links:

Os primeiros passos - editorial do Santa.
Pela federalização da FURB -  artigo do professor Marcos Mattedi (no Santa e no DC).
Educação, a Universidade Federal é nossa.
Entidades civis avaliam anúncio com cautela
Na FURB, Comitê pela federal reforça luta.
Ainda no Santa: Nota da Reitoria da FURB, encaminhada ontem à tarde.

Coluna do professor Maicon Tenfen, ontem, no Diário Catarinense: Sou pela Furb Federal

Coluna do Moacir Pereira.

Campus em Joinville está no papel
Todos estes mesmos textos, alguns resumidos, estão no Diário Catarinense (texto do colunista Roberto Azevedo) no A Notícia (também grupo RBS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário