quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FURB aceita apenas incorporação total


Santa, que cobriu on line, abriu hoje uma foto de capa espetacular da marcha histórica de sete mil pessoas ontem à noite pela FURB Federal - da Universidade até a Catedral, passando pela rua São Paulo, Amadeu da Luz, Sete de Setembro e Padre Jacobs.

Nem chuva nem frio intimidaram aos protagonistas da construção da terceira federal de Santa Catarina, tendo a FURB como embrião. Foi a segunda passeata. A primeira reuniu cerca de cinco mil pessoas nas ruas de Blumenau.

Movimento apoiada inclusive pelo reitor da UFSC, como revela seu depoimento no post abaixo.

A maior adesão de servidores (incluindo alguns aposentados e diretores de centro) e acadêmicos, de secundaristas e da comunidade (com crianças) enriqueceu a passeata com palavras de ordem (FURB Federal, prioridade regional; Federaliza "dilma" vez; Quem pula federaliza), munidos de centenas de apitos, cornetas, baldes e guarda-chuvas que deram o tom da garra e a disposição de luta pela causa, aplaudida por moradores de prédios e motoristas.

FURB TV filmou. RBS e RIC Record mostraram imagens da passeata ao meio-dia e informaram que amanhã é dia receber a comissão da UFSC que vem dar início ao processo de incorporação da FURB.

RBS entrevistou presidente da UNE enaltecendo momento histórico e a RIC o coordenador do comitê, Clovis Reis, que reiterou a defesa da passeata: "queremos mais que a transferência das instalações à extensão da UFSC; queremos a transferência dos alunos e cessão dos servidores".

A imprensa não trouxe, mas em seu discurso, ontem na Catedral, o reitor João Natel falou em alto e bom som: "A FURB aceita apenas a incorporação total e não aos pedaços, enquanto for reitor", referindo-se à decisão tomada segunda-feira entre Colegiado e Diretores de Unidades. Natel também garantiu apoio para um ou dois ônibus representarem a FURB Federal em Brasília, dia 31de agosto, num ato da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Destaque, ainda, para as presenças políticas do vice-prefeito Rufinus Seibt, do vereador Vanderlei de Oliveira e da deputada estadual Ana Paula Lima, que também discursou forte em defesa da FURB Federal.
 
CLIQUE DUAS VEZES SOBRE AS FOTOS (DE EDUARDO SOFIATI) PARA AMPLIAR:
 
 
Vice-prefeito Rufinus Seibt

Presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Tulio Vidor, presidente do Sinsepes.

Coordenador do Comitê Pró-Federalização, Clóvis Reis.

Reitor da FURB, João Natel





Blog do Jaime Batista da Silva também tem outras imagens ótimas.

Assim como no Facebook no grupo "SOU PELA FURB FEDERAL".

E a charque do Cao no Santa está hilária:





Nenhum comentário:

Postar um comentário