quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Assembléia apóia federalização

                                               foto Fábio Queiroz/ Imprensa Alesc

Foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira, moção de autoria da deputada Ana Paula Lima ao Governo Federal na qual ela solicita a federalização da Universidade Regional de Blumenau e a instalação da Universidade Federal do Vale do Itajaí. A moção deve ser dirigida à presidenta Dilma Rousseff, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad; a Ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli salvatti, ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e também aos senadores e deputados federais catarinenses.
Em seu pronunciamento na tribuna da Alesc, a parlamentar falou da importância de uma universidade pública e de qualidade para a região do Vale do Itajaí. Recentemente, Ana Paula, juntamente com o deputado federal Décio Lima, esteve em audiência com a ministra Ideli Salvatti, acompanhando o Comitê Pro-Federalização Furb, para tratar do assunto.
Na ocasião, a ministra Ideli reconheceu que é uma dívida antiga do governo federal com a região e três pontos fundamentais para o processo da federalização da FURB foram abordados: a finalização da proposta; a liberação de duas emendas, de R$ 100 mil cada, uma delas do deputado Décio Lima e outra do ex-deputado Cláudio Vignatti, para permitir a conclusão dos estudos; e a aprovação do PL 728/ 2010, que cria a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI).
Na moção a ser encaminhada pela Assembleia Legislativa, a deputada Ana Paula sugere que a ALESC peça agilidade na votação do projeto de lei que cria a UFVI. “O Vale do Itajaí é a região de maior densidade demográfica do Estado com cerca de 1,3 milhão de habitantes e que não possui acesso à universidade pública e de qualidade, gerando uma imensa dívida social que deverá ser resolvida com a federalização da FURB”, argumenta a deputada no texto da moção. (Texto: Linete Martins/Lourdes Sedlacek).

Nenhum comentário:

Postar um comentário