terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bem na foto 1

Diário Catarinense informa (pág. 3) que a UFSC está entre as 150 melhores do mundo, conforme levantamento realizado pelo Ministério da Educação da Espanha. Foram analisadas 17 mil universidades. A federal ficou em 134º. lugar, a terceira melhor brasileira classificada, atrás da USP (38º.) e Unicamp (115º.). MIT, Harvard e Stanford (dos EUA) ocupam os três primeiros lugares, respectivamente.

Bem na foto 2

O assunto repercutiu forte na casa, pois muitos professores tiveram acesso à pesquisa e nos pediram divulgação, entre eles o Reitor.

Faltou ao DC informar que a FURB também ficou muito bem no levantamento (59º. Lugar, logo atrás da UFSC).

Confira o relise do colega Formiga que está indo à tarde para a imprensa:

FURB figura entre as universidades ibero-americanas

A FURB está entre as 200 melhores universidades ibero-americanas, ocupando o 59º lugar, numa avaliação onde a primeira é a Universidade de São Paulo. Esta informação é do Webometrics Ranking Web of World Universities, onde também está a UFSC em quarto lugar (no ranking mundial).

Esse ranking, elaborado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas, do Ministério da Ciência e Tecnologia da Espanha, classifica 6 mil instituições no plano mundial, dentre 17 mil avaliadas. Tem como base a visibilidade e o desempenho global, que inclui indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e docentes.

Segundo o Conselho espanhol, o objetivo original do ranking era a promoção de publicações na web, tendo como fim apoiar as iniciativas de acesso aberto, assim como promover o acesso eletrônico às publicações científicas e a materiais acadêmicos. Das universidades catarinenses aparecem no ranking também a Udesc (69º lugar), a Unisul (118º lugar), a Univali (156º lugar), a Universidade do Contestado (118º lugar) e a Unichapecó (194º).
Mais informações: www.webometrics.info

Reitor esclarece 107

Professor Eduardo Deschamps encaminhou mensagem ao blog esclarecendo melhor a postura da FURB na questão do artigo 107 (Lei Orgânica do Município). Diz ele:

A respeito da notícia da Folha sobre o crédito educativo municipal é importante registrar algumas informações que não foram publicadas no jornal.

1. A FURB foi notificada pela PMB sobre a impossibilidade de realizar o repasse previsto este ano, em virtude das ações de reconstrução da cidade após o evento climático de novembro passado. Entretanto, na mesma correspondência, a Prefeitura assumiu o compromisso de assegurar o repasse destes recursos no orçamento de 2010.

2. A Reitoria despachou a correspondência enviada pela Prefeitura à PROAD, COPLAN e CAE para análise das medidas a serem adotadas, tanto para minimizar os efeitos para os nossos acadêmicos pela ausência destes recursos este ano, quanto para garantir o efetivo lançamento destes recursos no orçamento de 2010 e seu efetivo repasse.

3. É importante lembrar que a Universidade ampliou os recursos de apoio aos estudantes este ano, em especial pela aplicação do programa de bolsas às licenciaturas, entre outros. O crédito educativo municipal, importante instrumento a ser implementado, é mais um mecanismo de apoio aos nossos acadêmicos, porém não é o único. A CAE possui diversos outros programas à disposição de nossos acadêmicos, sendo muitos deles sem necessidade de reembolso.

Semana orquestrada

Santa e Folha (mais discreta) destacaram o concerto da orquestra da FURB, amanhã, pelo aniversário de Blumenau, motivo do feriado desta quarta-feira. Será às 20h, na Fundação Cultural.

Crime ambiental - 2

Diário Catarinense traz hoje a matéria que seu parceiro (JSC) publicou ontem, denunciando a derrubada de mata nativa em Rodeio, tendo a professora Lúcia Sevegnani, do Departamento de Ciências Naturais da FURB, como uma das fontes para caracterizar o crime ambiental.

Luta financeira pela Superliga

Santa publicou notinha dizendo que a equipe masculina da FURB/Barão deve confirmar hoje, sem falta, a inscrição para a Superliga de Vôlei. A nossa equipe, vice na Liga Nacional, fez ontem o registro, mas ainda precisa captar investidores para confirmar a vaga.

Manejo de águas da chuva em edificações

Folha publicou nosse relise sobre o projeto que repassará R$ 270 mil para a FURB.

Enem pode virar prova obrigatória

Matéria está no Diário Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário