sexta-feira, 27 de abril de 2012

FURB 48 ANOS: comemoração e abertura da revisão do PDI


Reitor João Natel e a vice-reitora Griseldes Boos cortam o bolo comemorativo aos 48 anos da FURB, às 9:15, na tenda armada no pátio em frente à Biblioteca Universitária. Os presentes são servidos de bolo (confira programação completa na nossa página) e têm a oportunidade de conferir uma belíssima exposição de fotos com os principais atos e eventos desde 1964. Natel informou, ainda, que está sendo formada  comissão para organizar festa dos 50 anos.


Antes, às 8:30, o reitor João Natel abriu o Fórum PDI, no auditório do bloco J, cujo texto está na nossa página desde sexta-feira. Para ele, o momento é histórico e especial, pois o debate sobre o futuro da FURB acontece no dia de sua primeira aula, em 1964. "Precisamos refletir sobre o papel da Universidade nas próximas décadas. Há dois anos, no processo eleitoral, havia críticas em relação ao PDI por não contemplar a todos. Agora, temos a oportunidade de revisar o PDI, de maneira ampla, democrática e participativa para ter legitimidade, a pluralidade e o reflexo de uma universidade de todos, construída interna e externamente, pela sociedade", disse.  
O processo não se encerra aqui, hoje. "Pensamos não só num documento que apresente o debate e as contribuições, mas como um documento que leve essas idéias para a comunidade compreender, absorver e modificar, na pretensão de termos a visão mais ampla possível da Universidade que queremos", afirmou Natel.
O Forum PDI será permanente e terá um Comitê Gestor representativo. Esta é a primeira vez que se incorpora o planejamento estratégico aos sistemas PDI/ Avaliação Institucional-Cursos-CPA (Comissão Própria de Avaliação). O texto base da discussão de hoje (capítulo 1) é a Lei 10.861/2004, que instituiu os dois sistemas. 


"Não basta ter um belo projeto que não resolve o que foi identificado na avaliação que encerra em 2015, com nova visita da Comissão Externa (esteve aqui em 2010)", alertou o coordenador de Planejamento, professor Pedro Paulo Hugo Wilhelm. 


A Coplan é facilitadora do processo que exige ampla participação da comunidade, reiterou Flávia Keller Alves, que vem acompanhando o PDI das federais, como da UFPR, que visitou.


Visite o site www.furb.br/forumpdi e leia o material de apoio à revisão da Missão, Visão e Valores. O evento de hoje (presencial) apenas dá início ao Fórum, que fica permanentemente aberto para contribuições (virtuais), a qualquer momento.


Na imprensa


No jornal A Notícia de ontem, uma nota fala do debate sobre o futuro da UFSC. No rodapé da coluna do Cláudio Loetz, que também fala do lucro da Univille. Aqui


O Santa trouxe a matéria do aniversário sábado. A Folha de Blumenau no dia 30.


Hoje o reitor João Natel foi entrevistado pela FURB TV, TV Galega e RIC Record.


Na RIC já foi ao ar hoje ao meio-dia. Natel vai ao estúdio da Record, sexta-feira, 12:15. 


Sábado ele deve ir à rádio CBN (9:30).


Fotos: Eduardo Sofiati.    


Abaixo: campus 2, Orquestra na Biblioteca e Hospital-Dia. 


    Clique sobre
     as imagens.


Mais
fotos
em:
     http://www.flickr.com/photos/galeriadefotosfurb/




Nenhum comentário:

Postar um comentário