quarta-feira, 25 de abril de 2012

Doutorado na rádio Nereu

Como faz três comentários semanais no Jornal da Rádio Nereu Ramos (entre 7 e 7:30 horas), o professor Juarês Aumond divulgou o novo curso do Doutorado em Desenvolvimento Regional: 


Bom dia,
     Falando em Desenvolvimento Regional sustentável não poderíamos deixar aqui de comentar hoje uma importante conquista da FURB. A FURB já vinha disponibilizando um curso de pós graduação em Desenvolvimento Regional. Esse curso tinha um bom conceito tanto regional como nacional.
     Em fevereiro desse ano o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, em sua reunião de fevereiro, aprovou o curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, nível Doutorado. Fato relevante a ser destacado é que o curso recebeu uma avaliação 4, numa escala que vai de 1 à 5. Portanto, a FURB e a região contam com mais um curso de Doutorado e com nível muito próximo do melhor conceito dado pelo Ministério da Educação. Essa é uma conquista muito importante para a nossa região, notadamente porque sabemos que o curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da FURB obtiveram conceitos tão elevados e estão entre os cursos mais bem conceituados do Brasil.
    A partir da recomendação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, o curso passa a integrar o Sistema Nacional de Pós-Graduação da Capes.
     Do ponto de vista da região e do Estado de Santa Catarina, esse fato é  importante porque a FURB passa a formar mestres e doutores numa das áreas mais carentes e necessárias para que possamos redirecionar o desenvolvimento regional levando em conta não só os aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais. 
     Temos visto historicamente as políticas públicas estimularem subsídios para implantação de atividades econômicas regionais sem levar em conta a vocação e as limitações das diferentes regiões do estado. Cada região do estado tem, pelas suas características intrínsecas, como a geologia, a morfologia, o solo, o clima, a vegetação e inúmeras outras variáveis uma vocação estimuladora para certas atividades econômicas. Por exemplo, o Vale do Rio Benedito evidentemente não têm vocação para pecuária, no entanto, é flagrante sua vocação para turismo ecológico e outras atividades econômicas. Cada região tem suas limitações e potencialidades.
     Afora esses aspectos, há que considerar a questão social e ambiental. Não adianta gerar mais riqueza se ela é acumulada na mão de grandes banqueiros e empreiteiras. Todo o desenvolvimento regional deve objetivar a melhoria de qualidade de vida das populações. O desenvolvimento econômico deve garantir uma boa qualidade de vida da atual geração e garantir a das futuras gerações.
    Enfim, o Desenvolvimento Regional deve ser Sustentável social, econômica e ambientalmente e deve valorizar as culturas e diversidades locais e regionais.
     Parabéns para a FURB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário