quinta-feira, 15 de abril de 2010

Reitor tranquiliza servidores


No “Fale com o Reitor”, distribuído aos servidores pelo correio eletrônico, o professor Eduardo Deschamps (foto) comemora o avanço no Senado. Mas deixa clara a posição da Reitoria sobre a parceria que só prosperará se garantida a manutenção da situação funcional da FURB:

"A aprovação, pelo Senado, do projeto de lei que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí – UFVI, com sede em Blumenau, é um grande passo para a inclusão da nossa região no processo de expansão das universidades federais no Brasil.


A proposta aprovada incorporou algumas emendas resultantes da conferência da Comissão de Educação realizada em novembro/2009, na Câmara de Vereadores de Blumenau, como, por exemplo, a proposta do nome de Universidade Federal do Vale do Itajaí, dada a sua abrangência regional.


A próxima etapa é garantir a implantação desta Universidade através de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo Municipal, por meio da FURB. O projeto aprovado dá uma sinalização importante neste sentido, ao autorizar a transferência de alunos e cessão de patrimônio da Universidade Regional de Blumenau para a UFVI.

Entretanto, tal iniciativa só se concretizará com a garantia da manutenção da situação funcional dos servidores da FURB. Caso não seja possível implementar a nova Universidade com a participação dos servidores da Universidade Regional de Blumenau, não permitirei, enquanto Reitor, a cessão de patrimônio da FURB para a UFVI.


A forma de participação dos nossos servidores neste processo, entre outros estudos, está sendo analisada por um grupo executivo da FURB, formado por representantes da Universidade e do Comitê Pró-Federalização, com recursos garantidos através de emendas parlamentares dos Deputados Cláudio Vignatti e Décio Lima.


À medida que estes estudos forem concluídos, os mesmos serão apresentados à comunidade universitária para seu conhecimento e deliberação.


Assumo com você o compromisso de que nenhuma parceria entre FURB e UFVI poderá ser implementada sem que haja amplo debate com os servidores e alunos da Universidade Regional de Blumenau e aprovação nos seus Conselhos Superiores, bem como na Câmara de Vereadores de Blumenau.

Portanto, não há motivo para apreensão com a notícia da aprovação do projeto.


Existe, sim, motivo para comemorar, pois a proposta aprovada é fruto do debate provocado pelo projeto FURB Federal. Significando que a região de Blumenau vai fortalecendo o seu sistema de ensino superior com a possibilidade cada vez mais concreta da oferta de vagas públicas e gratuitas que ampliam o acesso à Universidade. E este fortalecimento irá contar com a participação ativa da FURB e seus servidores como atores destacados deste processo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário