quarta-feira, 31 de março de 2010

Blumenau das favelas

Jornalista do Santa, Magali Moser, foi entrevistada, hoje, no estúdio da RBS TV local, durante vários minutos.

Fez questão de destacar o apoio da professora Jaqueline Samagaia, do curso de Serviço Social da FURB, à sua pesquisa de seis meses sobre o processo de favelização de Blumenau.

Que é grave e já atinge 47 bolsões de pobreza na periferia - que carecem de infra-estrutura. As fotos que rodaram durante a entrevista são chocantes. Ela explicou que a própria Prefeitura ainda não tem todos os dados dessa realidade e que procurou não estigmatizar, e sim, dar visibilidade a essa dura realidade, que ficou evidente, aliás, com a tragédia de 2008.

Que afetou , dramaticamente, justamente os locais de risco da periferia, abandonados pelas sucessivas gestões municipais, como se pode comprovar já desde a construção da estrada de ferro, na década de 50, que criou a favela "Farroupilha". .

 Leia mais no texto da Fundação Cultural:

A cidade escondida atrás dos morros se descortina no trabalho de pesquisa "O Processo de Favelização em Blumenau" . Aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura ano passado, o projeto de autoria da jornalista Magali Moser propõe um olhar sobre as áreas de pobreza e exclusão social no município consagrado pelos índices econômicos.

Busca ainda compreender como historicamente a cidade esconde os seus pobres e busca garantir visibilidade para os moradores da periferia.

A pesquisa que inclui levantamento fotográfico, mapeamento das áreas e entrevistas com moradores, especialistas e autoridades, resultou num artigo a ser publicado, em abril, na Revista Blumenau em Cadernos, do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário