terça-feira, 10 de novembro de 2009

FURB Federal:momento histórico









A manchete de capa do Santa revela o correto tratamento editorial ao tema após a audiência descartar definitivamente a proposta original de federalização pura da FURB. Jornal também dedicou Editorial favorável.
Instituto de Educação seria solução a médio prazo, diz jornal.

A Folha de Blumenau também abriu o tema com foto de capa.
Mas esclarece melhor o seu leitor com oportuno artigo do vereador Napoleão Bernardes relatando as boas conclusões do encontro. Além de folegendas na página 3 com frases de Deschamps e Ideli.


Os dois jornais, além de várias emissoras de TV e rádios cobriram muito bem a conferência da Comissão de Educação do Senado Federal, ontem à tarde, na lotada e ruidosa platéia da Câmara de Vereadores de Blumenau.

O DC trouxe nota (mal elaborada) na coluna política, em "Diretas".

No sitio da Câmara a matéria enfatiza o compromisso de Ideli Salvatti. E hoje à tarde, os vereadores repercutiram e parabenizaram a audiência.

Valther Ostermann, âncora do Jornal do Almoço, gostou da audiência, mas acha que, "se avançar mesmo, o processo vai demorar".

Nove vereadores, dos 15, prestigiaram o ato, que coincidiu com a inauguração de três escolas pelo governador. Mas as ausências não tiraram o brilho e o avanço das discussões, que serviram para consolidar o parecer favorável da senadora e mostrar novamente sua forte influência no governo Lula.

Vale registrar que o evento foi ao ar ao vivo pela FURB TV e TVL, por três horas, com direito a reprise (em canal aberto, o 13) à noite, a partir das 21:30.

O que achou o Reitor?

Para Eduardo Deschamps, que recebeu o blog hoje pela manhã e mais tarde publicou sua opinião dentro do tradicional "Fale com Reitor" dirigido aos servidores, o Projeto FURB Federal tomou "um impulso extraordinário" após a realização da conferência.
Diz que a "FURB vive momento histórico".

E, bem ao contrário da polêmica instalação da UFFS (como lembrou o deputado Cláudio Vignatti), admite que há um amplo e plural alinhamento (ou "conjunção de astros", na fala do representante da Sesu/MEC- Edson Cáceres) em favor da oferta de ensino público superior no Vale do Itajaí, em parceria com a FURB.

Deschamps resume em quatro pontos o resultado do debate em que participaram inúmeros políticos, representantes do MEC, além dos Reitores da UFSC, FURB e do Instituto Federal Catarinense – IFC (mais conhecido como IFET), além de servidores e alunos (na bela foto de Jandyr Nascimento):

1) Parecer favorável da relatora, senadora Ideli Salvatti, ao PLS 295 (de autoria do Senador Leonel Pavan), que com as emendas propostas na Comissão de Educação e de Constituição e Justiça, autorizará o Executivo Federal a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí. E que ela requisite patrimônio da FURB, bem como a cedência de seus servidores.

"Este é um passo necessário, porém não suficiente, uma vez que é prerrogativa do Executivo o envio de leis de criação de instituições ao Congresso", explica.

2) Organização do grupo de trabalho, com participação de membros da FURB, comunidade, Governo (MEC), UFSC e IFC, para elaborar os estudos sobre as condições jurídicas e operacionais, além do projeto político-pedagógico da nova Instituição a ser implantada em parceria com a FURB.

"Para este trabalho já temos assegurados R$ 200 mil, fruto de emendas dos deputados Cláudio Vignatti e Décio Lima, que deverão ser liberadas ainda no mês de novembro. Este estudo deverá servir de base para o envio do MEC ao Congresso da lei de criação da Universidade em parceria com a FURB".

3) Tornar as negociações, em andamento entre FURB e IFC, um laboratório para este processo de parceria, viabilizando a instalação do Instituto, ainda em 2010, através de convênio com a FURB.

4) Compromisso da senadora Ideli Salvatti de consignar emenda individual da ordem de R$ 10 a 15 milhões para o orçamento de 2011, a fim de viabilizar estes projetos de parceria.

Nota do blog: ao que se sabe foi compromisso firmado na hora, condicionado ao avanço das negociações. E na esteira do rumo amistoso da audiência, que no início parecia um pouco hostil, na avaliação dos organizadores, em função do nervoso bater de tambores e apupos.

Morte no campus 3

Jovem morre ao se perder com o carro, que parou na entrada do pátio da FURB, diz o Santa em matéria de página inteira que alerta para outros acidentes na chamada Via Expressa.

15 anos

Espetáculo comemora hoje aniversário do nosso premiado Grupo de Danças Alemãs, como informa o JSC em Lazer. Às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes.

Passarela

No mesmo horário, como lembra a coluna Contracapa do JSC, a passarela do Giassi será inaugurada literalmente, em alto estilo, na campanha de conscientização pela travessia segura, com apoio da FURB/Fritz Muller. Na nota "Passe por aqui".

Palestra renomada

Mestre em Economia, Otto Nogami faz palestra amanhã, pela parceria FURB/INPG, diz a Folha (coluna Negócios), baseada em relise da CCM. Nota esta não disponível on line; só na edição impressa.

Professor Saul Sgrot bota maior pilha no evento.

Saúde

Relise da CCM ganhou nota na Folha, falando do convênio com a Organização Panamericana de Saúde.

Ainda handebol

Folha traz matéria sobre nossa vitória, embora sem título.

Clima

Bunge reforça debate sobre a tragédia, segunda-feira, com a presença do professor Juarês Aumond, anuncia Estela Benetti (DC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário