segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Desinteresse pela profissão de enfermeiro

Pancho revela hoje, em sua coluna no Santa, que entidades querem reverter o quadro. Curso na FURB e demais IES sofre com falta de candidatos. Mas quem começa o curso termina. 

Menos enfermeiros (1)

Entidades e instituições ligadas à atividade de enfermeiros em breve devem se reunir para reativar o Núcleo de Enfermagem. Querem discutir, entre outros temas, o problema da falta de enfermeiros nos hospitais de Blumenau e Vale do Itajaí, publicado na coluna na semana passada. Quem conta é o coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Jarbas Galvão.

Segundo ele, o problema está diretamente ligado ao desinteresse pela profissão. Na Furb, por exemplo, de 2012 para cá deveriam ter sido abertas seis novas turmas, mas só três vingaram.

Nos cursos técnicos também há desinteresse. O Centro Técnico em Saúde (CTS) oferece o curso, mas há tempo não consegue fechar uma turma.

Além dessas duas instituições, Uniasselvi também oferece a graduação, enquanto que o curso técnico está também disponível do Cedup Hermann Hering e no Senac.
Menos enfermeiros (2)
O Núcleo de Enfermagem deve identificar como valorizar a profissão, destacando as diversas possibilidades de carreira dentro da área. Outro problema a ser debatido é a carga horária do profissional, que é menor na saúde pública, onde não faltam enfermeiros.

A parte boa da história é que a evasão no curso de graduação de Enfermagem da Furb, por exemplo, é muito baixa, praticamente nula. Pelo visto, quem começa o curso se apaixona pelo ofício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário