segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mudança da Reitoria resgata o Bloco A como centro decisório da FURB

Depois de várias reuniões, soou o martelo hoje na sala B-108 na definição dos principais ajustes para a transferência da Reitoria, Gabinete, Procuradoria Geral, CCM e Coplan (entre outros setores), do Bloco M para o Bloco A, no Campus 1. 

Mas, algumas questões específicas vão exigir definições posteriores, assim como o cronograma de preparação dos novos espaços, sob a responsabilidade da Divisão de Administração do Campus, hoje concentrada na conclusão do Bloco S.

A transferência deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2014, embora o contrato com o supermercado Giassi possibilite prorrogação do aluguel, em especial do estacionamento do bloco M para acadêmicos, por mais algum tempo. O planejamento dessa mudança, com os layouts, foi apresentado por Ariana Knop, da equipe de Espaço Físico da Coplan. 

Reitor João Natel presidiu a reunião definitiva e explicou  o resgate do simbolismo do bloco A.

Com o retorno da Reitoria, a entrada do Bloco A voltará a ser acesso nobre da FURB.

Esse retorno ao bloco A, do outro lado da rua Antônio da Veiga, vem sendo discutido desde o início da atual gestão, que não concebe essa separação física da Reitoria e dos demais setores estratégicos abrigados no bloco M, num prédio adquirido da malharia Maju, há 10 anos, e totalmente reformado. “Essa separação nunca deveria ter ocorrido”, afirma o reitor João Natel, autor da proposta de uma mudança ainda mais radical: a Reitoria e a Vice-Reitoria vão dividir a mesma sala com as três Pró-Reitorias e Chefia de Gabinete, tendo apenas duas a três secretárias-executivas. Ele entende que se ganhará “em sinergia, maior eficiência e agilidade na tomada de decisões, melhoria da comunicação e racionalização de recursos, buscando fazer uma efetiva gestão compartilhada”. Hoje o que prevalece são reuniões agendadas e o tradicional encontro do Colegiado da Reitoria, às segundas-feiras, lembra o reitor.

A sala escolhida para Reitoria/Pró-Reitorias/Gabinete fica no piso superior do bloco A e atualmente é ocupada pela Divisão de Modalidades de Ensino, um setor da Proen. É uma sala ampla, sem divisórias, que poderá ser dividida em gabinetes de trabalho – essa definição carece de estudo maior. (layout ao lado). 

O chefe de Gabinete ocupará um dos espaços da quarta pró-reitoria que se estuda criar, agregando Extensão e Cultura.
Espaço da DME será a futura sala do Reitor, Vice-Reitora, Pró-Reitores e Chefe do Gabinete.

Outra mudança também reforça o gesto de resgate do simbolismo do Bloco A como centro decisório da FURB: ao lado da Reitoria volta a ser instalada, exatamente no mesmo espaço, a antiga sala dos Conselhos Superiores (Consuni/Cepe), onde ocorreram os grandes debates e tomadas decisões estratégicas sobre o futuro da Universidade, diante do grande janelão que dá vista ao acesso principal da FURB, na rua Antônio da Veiga (foto abaixo). Essa sala hoje é usada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, que poderá ceder o restante do seu espaço para a Coplan que, ao lado de DME e DTI exigem definição posterior - o mesmo ocorre com as divisões de Pesquisa e de Extensão.

Conselhos Superiores voltarão a se reunir na sala histórica. Ao fundo, o prédio da Reitoria  que será desocupado.

O piso inferior do bloco A volta a ser pensado com a principal e mais nobre porta de acesso à FURB, com o retorno da Reitoria. O balcão da recepção ficará mais próximo da entrada e haverá uma sala de recepção onde hoje fica parte da Pró-Reitoria de Administração. A outra parte será da futura sala da Coordenadoria de Relações Internacionais, A Ouvidoria fica no mesmo lugar e a sala de correspondências, ao lado, vai para a DAC (Divisão de Administração do Campus), cedendo espaço para uma sala de reuniões.

Os futuros espaços da Coordenadoria de Comunicação e Marketing e da Procuradoria Geral também já estão definidos. A CCM vai ocupar a antiga sala do setor de audiovisuais (F-201), mas sem o setor de Jornalismo (que agora atuará numa sala da Rádio e Televisão Educativa, dentro do novo projeto da Reitoria de agregar fisicamente os jornalistas e os veículos de comunicação da Universidade, que inclui ainda noticiário na página da FURB, Assessoria de Imprensa e o Blog).

De sua parte, a Procuradoria Geral vai dividir o bloco L (em frente à rua São Paulo) com a Divisão de Cultura. A PROGEF não se opõe à distância das instalações por entender que as demandas passam pelo sistema ERP e as licitações ocorrem no prédio da DAC.

As mudanças ainda incluem redimensionamento da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), transferência da sala da telefonia e uma possível alocação do setor de Espaço Físico para a DAC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário