quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comitê repudia "nova" proposta de parceria da UFSC

Santa traz hoje na sua principal manchete de capa:
"Furb contesta modelo de parceria da Federal". No on line usou outro título, menos forçado: "Comunidade acadêmica repudia proposta de cooperação da UFSC".

Decisão foi da Plenária do Comitê Pró-Federalização, que reuniu mais de 60 pessoas ontem à noite no auditório do bloco J. 

Carta de repúdio, informa facebook, será distribuída aos quase seis mil alunos que participam hoje do Interação.

A UFSC também receberá carta do comitê contestando o termo de cooperação que ela encaminhou ao MEC e já aprovada pelo ministério em agosto. Texto do Santa impresso e on line sobre plenária e o termo de cooperação.

As rádios Guararema (7:45) e Nereu Ramos (9:15) leram boa parte do texto do Santa em seus noticiários, amplificando a manchete do dia no Vale do Itajaí. 
Assim como o Jornal do Almoço local (RBS TV). 

Para o jornalista Carlos Tonet, via twitter, a nova proposta transforma a FURB em pocilga da UFSC.

E leia na íntegra a carta de repúdio da Plenária do Comitê Pró-Federalização (que já está no grupo do Facebook, com 23.990 assinaturas): 


(fotos Jandyr Nascimento/JSC)


COMITÊ PRÓ-FEDERALIZAÇÃO DA FURB

Carta Aberta à Comunidade do Vale do Itajaí

O Comitê Pró-Federalização da FURB vem a público manifestar sua insatisfação e profundo descontentamento com o andamento do processo de criação, a partir da FURB, da terceira universidade federal de Santa Catarina. A 11/07/2012, o Ministério da Educação assumira o compromisso de elaborar uma proposta sobre o modelo efetivo a ser implantado. No entanto, pouco mais de um mês depois, em 23/08/2012, de forma unilateral, renunciou e transferiu a tarefa à UFSC. Esta, por sua vez, em 13/09/2012, apresentou à FURB um “Esboço de Termo de Cooperação”, cujo teor não atende minimamente à reivindicação histórica da região. Este trâmite desvirtua o que deveria ser o início de um processo institucional com vistas à criação da nossa Universidade Federal. Destarte, o Comitê expressa sua rejeição à proposta refletida em tal esboço. Ademais, reitera sua disponibilidade para o diálogo em prol da consecução de um projeto que contemple os anseios da comunidade regional.
Desde as grandes mobilizações de agosto de 2011, o processo de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí tem se limitado a promessas de comissões conjuntas. O Comitê constatou a forte inclinação dos atores envolvidos para considerar este pleito de um modo que ignora as premissas do movimento FURB FEDERAL. As posturas demonstram desinteresse e desconhecimento da realidade da FURB e do seu valor estratégico para a comunidade do Vale do Itajaí.
O Comitê Pró-Federalização reafirma, mais uma vez, seu compromisso, já de 10 anos, pela criação de uma universidade federal a partir da FURB. Vale dizer, incorporando a transferência dos estudantes, a cessão temporária dos servidores e a cessão do patrimônio físico. Manifesta, igualmente, que persistirá nesta luta histórica, enfrentando a falta de vontade política e as protelações oficiais na resolução da causa. Reafirma, aqui, a necessidade de um estudo jurídico que dê amparo legal ao processo político.
Neste sentido, o Comitê conclama a cidadania a participar das atividades reivindicativas, de forma coletiva ou individual, e a fazer pressão junto aos representantes políticos, e aos gestores institucionais, que têm responsabilidade direta sobre a questão. Na verdade, o diálogo precisa ser ampliado à comunidade e seus movimentos sociais.
O Vale do Itajaí merece uma universidade pública, gratuita e de qualidade para atender às necessidades regionais de todas as classes e segmentos sociais. Para fazer mais, e para não excluir a quem não pode pagar, é que queremos a FURB FEDERAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário