segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Nada do MEC, mas UFSC já estuda campus em Blumenau

Em tempo: às 20:24 o deputado federal Décio Lima, coordenador da bancada catarinense no Congresso Nacional, respondeu à segunda pergunta colocada à tarde e citada abaixo. Novamente pelo twitter respondeu que é "boa" sua expectativa em relação à resposta do MEC sobre a parceria FURB/UFSC.

As atenções da imprensa e da comunidade acadêmica da FURB e da UFSC estão voltadas para o Ministério da Educação (MEC), que ainda não apresentou o seu projeto para a criação da universidade federal em Blumenau, como prometeu há mais de um mês. Mas a manifestação pode sair a qualquer momento após descumpridos os prazos anunciados.

A espera tem gerado inquietação e até desconfiança, publicamente ou pelos corredores, em relação à parceria FURB-UFSC, que vem sendo gestada desde agosto de 2011, como lembrou o Santa no texto "Um ano de frustração". Mesmo jornal que também aguardava, há pouco, uma informação do Ministério da Educação.

Em entrevista ao Santa, publicada no último sábado, a reitora da UFSC,  reitera a posição de que um modelo de parceria depende do MEC
Mas Roselane Neckel (foto:Jessé Giotti) admite que tem uma comissão própria da Federal estudando a implantação de um campus da UFSC em Blumenau com cinco cursos de graduação e 400 vagas. 

Esta notícia, para algumas pessoas, caiu como "uma bomba". Na página "Sou pela FURB Federal", do Facebook, temos algumas manifestações interessantes sobre a leitura da matéria: 


 ·  ·  ·  · Sábado às 12:50

    • Vandeir Eduardo Que pena, a última resposta da reitora Roselane já deixa bem clara a situação: a UFSC já está tocando o processo sem a FURB. O que me faz pensar que a probabilidade da parceria acontecer é cada vez menor.
      Sábado às 13:20 · Editado ·  · 1

    • Dominique Santos Cabe ao Município de Blumenau e a Furb aceitarem ou não. Cabe a população do Vale do Itajaí aceitar ou não. 5 cursos? Pelos critérios que ela elencou? Que piada é essa? Cabe aos blumenauenses fazerem como as fortes personalidades de Cartago e se posicionarem contra isso lutando e proclamando bem alto: "Nenhum tirano destruirá nossa Cidade", ou, de forma mais apropriada: "Nenhum tirano destruirá nossa Universidade".
      Sábado às 14:50 ·  · 1

    • Jorge Eduardo Scarpin Que bomba... Isso indica que a UFSC vem para cá, com ou sem a FURB. E, pelo que eu entendi, a reitora não está nem aí para a história da FURB. Só tem olhos para a UFSC.
      há 18 horas ·  · 2

O reitor da FURB, João Natel, cauteloso, ainda prefere aguardar a manifestação oficial do MEC para o impasse. 

De Brasília

Questionado hoje à tarde pelo blog, o deputado Décio Lima procurou minimizar as inquietações, lembrando apoio da bancada, e não respondeu até 17 horas à segunda pergunta, bem mais direta:

Também temos reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, do qual sou coordenador, e que reúne a bancada de SC no Congresso Nacional.
 Pelo que li FURB Federal não está na pauta do Fórum, em que pese atraso resposta MEC e declaração da reitora da UFSC.O que diz?
 ok, mas qual sua expectativa em relação à resposta do MEC?

Nenhum comentário:

Postar um comentário