segunda-feira, 9 de julho de 2012

MEC chama Reitores a Brasília

Os reitores da FURB, João Natel e da UFSC, Roselane Neckel, foram chamados a Brasília para discutir, no Ministério da Educação, o andamento da desejada parceria para instalar em Blumenau um campus federal de ensino superior. A audiência com o ministro Aloísio Mercadante está marcada para terça-feira. Fala-se em 18 h. 

A notícia já vazou. Por conta disso, o PC, da Rádio Nereu, entrevistou o professor Clóvis Reis, hoje pela manhã, por 30 minutos (ao lado). Ele falou na condição de coordenador do movimento FURB Federal. Relatou a história e a conhecida tese do movimento (defesa do tripé - cessão de servidores municipais, a inclusão dos atuais acadêmicos e a cessão do patrimônio de 48 anos), a efetiva disposição do governo federal em instalar aqui um campus, a dificuldade jurídica levantada pela UFSC  - mas sem apontar solução - e  prometeu nova mobilização popular, se necessário, para cobrar o cumprimento da promessa da presidente Dilma Roussef (agosto de 2011) e a necessidade de FURB e UFSC afinarem o discurso para atender a tarefa de uma proposta conjunta cobrada pelo MEC. 

E, sempre que pode, enfatizou o esforço da FURB e do reitor João Natel em apresentar alternativas. "Esperamos que as duas instituições cheguem a um acordo, logo, para o encaminhamento desta importante demanda da região", ressaltou, em que pese a sua compreensão de que a nova reitora da UFSC (de oposição a Alvaro Prata) assumiu apenas em maio último. 

Baseado nesta entrevista de Clóvis Reis, Carlos Tonet escreveu, em seguida,o que pensa a respeito no seu blog e na coluna da Folha de Blumenau. "A FURB não pode ser puxadinho da UFSC", criticou. 

No Consuni

No Consuni, quinta-feira passada, João Natel relatou o último encontro com a reitora da UFSC, Roselane Neckel, sobre a parceria entre as duas instituições para oferecer ensino superior gratuito em Blumenau. Segundo o reitor, o setor jurídico da UFSC encontrou problemas na proposta atual, e ficou definido que uma nova proposta, feita conjuntamente pelas duas instituições, será formulada e encaminhada ao Ministério da Educação ainda neste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário