quinta-feira, 19 de julho de 2012

Congresso de Educação Física prega a inclusão

Abriu às 9h30min.,hoje, no auditório do bloco T da FURB e segue até domingo, o 1º.Congresso Catarinense de Educação Física, organizado pela Delegacia FIEP/Blumenau (Federação Internacional)O evento tem uma série de cursos. Uma mesa redonda, logo cedo, discutiu Educação Física e Inclusão de Pessoas e Grupos Especiais do Século 21, como informa nota no SantaCLIQUE SOBRE A FOTO
Equipe da RBS esteve lá cobrindo. Matéria saiu hoje, sexta-feira, com entrevistas com os professores Sidirley de Jesus Barreto, coordenador do curso na FURB e com o professor, árbitro internacional e ex-jogador de futebol profissional Nélson Schavalla (de Pato Branco/PR - de bigode, no centro da mesa), que veio falar de sua experiência com inclusão e divulgar um esporte inclusivo (escolar e social) que vem ganhando o mundo e serve para todas as pessoas e escolas, chamado TCHOUKBALL – ESPORTE DA PAZ , além do programa da FIEP "Professores de Educação Física Sem Fronteiras". Ele é pioneiro na difusão e representante oficial da F.I.T.B. (Federação Internacional de Tchoukball no Brasil).  


Para o professor Sidirley, é necessário cuidar desta semente que prega transcender as fronteiras do ensino convencional na Educação Física, "do já dito e já feito", para caminhar em nova direção, abrindo mentes e corações de alunos e profissionais, com a atenção à inclusão e educação dos portadores de necessidades especiais, sejam elas temporárias ou permanentes, de crianças, adolescentes e adultos. "Estamos construindo novo currículo para firmar o curso no caminho da defesa da inclusão, da vida, da ética e da qualidade humana", afirmou, emocionando a platéia.

O chefe do Departamento de Educação Física, José Carlos Grande, admite que os profissionais do setor estão despreparados para lidar com essa realidade, salvo raras exceções, inclusive as redes de ensino em todos os níveis. "A FURB está dando uma resposta a esse novo olhar, flexibilizando a matriz curricular do curso para o novo papel da Educação Física no Brasil, criando parcerias e espaços de discussão (como esse de hoje) para avançar no atendimento adequado desta demanda da sociedade, que busca a inclusão adequada dos grupos portadores de necessidades especiais (também através do esporte), sejam eles cadeirantes, da saúde mental, gestantes, surdos, diabéticos, dependentes químicos...".  

Professor Leonir Alba, ex-diretor de escola (Pedro II), ouvidor da FURB e voluntário da Apae Blumenau (420 alunos), destacou o esforço da Universidade, do curso, professores e estagiários de E.F. no enfrentamento dessa difícil realidade de luta pela inclusão, a falta de recursos e equipamentos. E ressaltou a "coragem de provocar o aprofundamento e o avanço desta discussão em todos os níveis, públicos e privados, pois normalmente os alunos especiais são relegados a segundo plano nas nossas escolas, exigindo profissionais mais bem preparados até para ajudar a educar e sensibilizar a nossa sociedade e os gestores de políticas públicas". 

Sábado e domingo acontece oficina de WELLNESS – DA CONSCIÊNCIA CORPORAL À REABILITAÇÃO CARDÍACA. (30 vagas) - Dia 21 (14-18 h) e Dia 22 (8- 12h). No Ginásio Escola. Wellnes pode ser traduzido como bem estar. Mais informações pelo fone 3321--0265.

Um comentário:

  1. Bom dia ilustres amigos Tchoukbolistas da FURB,
    Que maravilha foi o encontro dos Academicos e Profissionais da Educação Fisica em Blumenau,agora recentemente, voces fazem a diferença meninos e meninas academicas, foi realmente um show de bola nossas oficinas, vejam as imagens em www.tchoukballsemfronteiras.blogspot.com
    Abração a todos e Muito Obrigado Prof. Sidirley,
    Coordenador do Evento e Parabens contem comigo a
    novas Ações com O TCHOUKBALL O ESPORTE CONSIDERADO DA PAZ...VALEU FURB !!!

    ResponderExcluir