quarta-feira, 18 de julho de 2012

Festa Junina: humanização na Saúde


O Hospital Regional Universitário e o Ambulatório Universitário aproveitaram a época de festas juninas e também entraram no clima, promovendo atividades interativas durante uma semana.
A decoração ficou por conta dos funcionários que enfeitaram os espaços de atendimento com chapéus de palha, bandeirinhas e correntes de papel, confeccionados por eles próprio. As brincadeiras como pescaria e mensagens pelo correio elegante também aconteceram em ambas as unidades, fazendo a alegria de crianças e incentivando a participação de adultos. 
No Ambulatório, pedaços de tecido em forma de remendos, foram colados aos jalecos dos funcionários, atribuindo a graça do estilo “caipira” de vestir ao tradicional uniforme branco dos trabalhadores da saúde. Já no HU, a novidade foi servir quentão (sem álcool) e canjica na sala de espera e disponibilizar receitas de doces e salgados que podem ser consumidos por pacientes com restrição alimentar. A semana encerrou com uma festa junina, realizada na Associação dos funcionários do Hospital Santa Isabel. 
Além de incentivar a promoção de atividades típicas da cultura brasileira, os objetivos propostos pela assistente social do H.U., Adriana De Carli Deggerone, foram contribuir com ações de ampliação da humanização na saúde e fortalecer a interatividade entre pacientes, familiares e equipes do A.U. e H. U.
A coordenadora do Hospital e Ambulatório Universitários, Kátrin Aline Osti, considera que a interação entre as equipes desses serviços é de extrema relevância pois são equipes ligadas às ações de educação em saúde e que estarão utilizando o mesmo espaço no Campus V da FURB, que se tornará em breve um Complexo de Saúde.

Ações como essas estão sendo planejadas pelas equipes, em encontros mensais, para acontecerem ao longo de 2012, promovendo a intersetorialdade dos espaços e preparando o contexto para a migração dos serviços do campus I para o campus V. 
A intenção é que os serviços de saúde do campus V sejam referência para a população blumenauense, como um espaço não somente de tratamento, mas muito mais de prevenção e promoção a saúde que possa envolver um grupo amplo de profissionais do CCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário