sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pela maior redução de despesas


O pró-reitor de Administração, Udo Schroeder, está visitando os setores da FURB. No cargo há menos de sete meses, cumpre o papel de expor as contas de maneira transparente e de buscar adesão dos servidores (professores e técnico-administrativos) e de todos os dirigentes para ações que promovam maior equilíbrio financeiro. "Afinal, a Proad gera números e não resultados, um trabalho de todos e isso requer rápida conscientização", explica.

Hoje ele passou na CCM, às 11 horas (foto). Articulado e simpático, disse que a execução orçamentária está bem conduzida e que há verbas para receber dos artigos 170, 171, alunos inadimplentes, FIES e transferência do campus 4. Mas o fluxo de caixa (o dia-a-dia) depende de ajustes importantes para equilibrar receitas e despesas, cada vez mais crescentes e sem aquela reserva financeira que socorria gestões anteriores, cobrindo diferenças de resultados mensais (inclusive a folha de pagamento).

Ele acredita na reversão de alguns números desfavoráveis, desde que haja um comprometimento com a realidade da FURB (que se mantém basicamente pelo pagamento de mensalidades de 10,3 mil alunos de graduação). Justificou a necessidade de alguns investimentos, como a abertura do Hospital-Dia para honrar o compromisso com o governo federal e elencou algumas ações em andamento necessárias para assegurar recursos que sustentem a instituição, como a recuperação da inadimplência, redução de inúmeras despesas e a busca pelo aumento de receitas, além de alguns ajustes na estrutura administrativa.

O Conselho Universitário se reúne dia 9. Uma das pautas da sessão plenária é justamente a apresentação do resultado contábil da Universidade até abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário