terça-feira, 3 de maio de 2011

Discurso afinado

Vice-reitora da FURB, a professora Griseldes Fredel Boos (foto) esteve hoje na rádio CBN, às 10:30, falando dos 47 anos da FURB e da vida acadêmica. Firme, tranquila, mostrou conhecimento em relação aos temas abordados e, acima de tudo, um discurso afinado com o reitor João Natel, inclusive citando-o três vezes.

Coube a ela esmiuçar a programação cultural de aniversário. E fez questão de fazer convites à comunidade para prestigiar os eventos, especialmente a apresentação da nossa Orquestra, amanhã, 17:30, no pátio da Biblioteca (programa completo aqui).

O radialista Celso perguntou de tudo um pouco, nos quase 15 minutos. Segue um resumo das respostas:

Federalização - Projeto tem recebido novo impulso. "Com a Reitoria que assumiu em 2010 ganhou apoio efetivo e nova dinâmica, especialmente com a liderança do reitor, professor João Natel". Lembrou da produção dos documentos para o MEC e concordou com a afirmação anterior do professor Chivanga (na emissora) de que a FURB tem plena condição em termos de estrutura e organização para abrigar uma federal com a mesma qualidade e competência. "Não só ensino, mas considerando a importante dimensão da pesquisa e da extensão - é importante esse entendimento da comunidade".

Pesquisas - Celso citou pesquisa de preços (inflação) como serviço à comunidade e do monitoramento da qualidade dos combustíveis de Santa Catarina. Griseldes disse que eram alguns dos vários relevantes na academia. Aproveitou para divulgar com mais ênfase o projeto Enerbio, que receberá R$ 980 mil para trabalhar com alunos de escolas de ensino médio e público de Blumenau o processo de aproveitamento de resíduos em biocombustíveis, operando uma unidade e aprendendo educação ambiental.

Hospital - Falou da reestruturação para atendimento do Hospital-Dia e do Ambulatório no campus 5. E, diante da insistência do radialista de que o HRU deveria ser um hospital referência em traumatologia por sua localização estratégica para atender feridos da BR-470, ela foi enfática: "Esse é o nosso entendimento e o trabalho liderado pelo professor Natel que busca parcerias para efetivar o projeto, pois não cabe à FURB custear sozinha uma estrutura complexa como o HRU".

Perfil - A pedido, falou um pouco de sua vida na FURB, iniciada em 1983 (há quase 28 anos). E se disse "apaixonada pela Universidade e pela disposição de que a FURB possa superar a dificuldade de seu modelo de financiamento". Falou da sua realização quando está na sala de aula e participando da gestão da Universidade, dividindo atribuições, "assim como o professor Natel, que não está aqui na emissora justamente por estar lecionando neste momento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário