sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comunicação institucional



Evento organizado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing reuniu ontem à noite, no espaço Gourmet (campus 3), 20 jornalistas dos principais veículos de comunicação de Blumenau, dos segmentos rádio, TV, jornal, site. Eles foram recebidos pelo reitor João Natel Machado, vice-reitora Griseldes Boos, pelos pró-reitores Antônio Chivanga e Udo Schroeder, Márcio Nunes (representando a Propex), pela coordenadora da CCM, Márcia Bronemann (acompanhada dos três jornalistas - Formiga, Alessandra, Michel - e da publicitária Neli) e pelo diretor da Rádio e TV Educativa, Dílson Tomio (mais Carlos Kock).

Márcia Bronemann abriu o encontro agradecendo a presença dos profissionais. Falou da relevância desse encontro informal da imprensa com a Reitoria para estreitar o relacionamento e anunciou que a CCM passará por remodelações, contemplando não só Comunicação, mas ações efetivas de Marketing, trabalhando todos os produtos da Universidade e também o endomarketing.

Transparência nas informações

Em seguida, Natel enalteceu a cobertura dos fatos da Universidade, incluindo a fase do processo sucessório. Disse que, neste momento, a nova gestão está conhecendo a realidade da FURB e sua complexidade, seu ambiente plural e as dificuldades iniciais para gerir um orçamento comprometido em 86% só com a folha de pagamento. E manifestou que uma das características fortes da gestão será a transparência ampla de informações, aí incluídos os veículos de comunicação.

Lembrou o carinho da imprensa com o futuro do setor de Rádio e Televisão Educativa (ex-NRTV), muito citado na campanha à Reitoria. Garantiu que "para nós é prioridade" e que a Administração fará esforço para que jornalismo cresça na FURB FM e depois retorne para FURB TV. 

Questionado sobre a situação do Hospital Universitário, anunciou a novidade: a criação de um grupo de trabalho para resgatar a obra, a partir de janeiro, formado por representantes da Prefeitura/Universidade/AMMVI/Governo do Estado (SDR), com amplo apoio do Conselho Municipal de Saúde. E sobre a comentada exigência da União de se devolver R$ 5 milhões, disse que, na verdade, o governo federal prioriza receber um cronograma de instalação do equipamento e que ele cumpra seu objetivo, "vital para a descentralização dos atendimentos de urgência/emergência na região e para o desenvolvimento do norte da cidade".  

No seu trabalho buscando a união em torno da inauguração da obra, Natel disse que o prefeito João Paulo Kleinubing será o "embaixador" do HU junto ao governador eleito Raimundo Colombo.

--O mesmo empenho serve para o projeto FURB Federal. Só vai decolar se for pleito da sociedade, enfatizou o reitor.

Por fim, Natel entregou aos jornalistas, por escrito, Propostas para a Comunicação Institucional, com os seguintes dizeres:

"Atendendo aos princípios da administração pública, a Reitoria da FURB apresenta as suas propostas para a comunicação institucional com a imprensa, para a gestão 2010 -2014.

São elas:

1) Transparência nas ações administrativas. Como organização pública, a FURB se pauta pelo princípio da mais ampla publicidade dos atos da gestão, atendendo prontamente as solicitações da imprensa;

2) Ligação comunitária. Fortalecer os vínculos com a comunidade regional é um dos pilares da gestão, reconhecendo a sua origem e sua missão educacional e científica;

3) Buscar a excelência. A meta de buscar a superação de entraves existentes para o crescimento da Instituição, em ensino, pesquisa e extensão, é um princípio norteador da gestão;

4) Atualização tecnológica. A implantação e adoção de novas tecnologias de comunicação e de informação é uma necessidade reconhecida pela gestão da FURB.

5) Fortalecer as parcerias. A gestão da FURB considera fundamental o estabelecimento de parcerias com o setor produtivo, com as organizações da sociedade civil, com os meios de comunicação de massa, disponibilizando o acesso ao conhecimento e aos saberes produzidos na Universidade".

Mais imagens

Seguem algumas imagens do evento que serviu para divulgar o esmero e a competência da Escola de Gastronomia da FURB. Encantados, alguns jornalistas prometeram agendar entrevistas com a equipe comandada pela chef Suzana (na última foto, entre Natel e Griseldes).




Nenhum comentário:

Postar um comentário