quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Folha: Deschamps reduz 60% da dívida



Atual gestão da FURB reduz dívida em 60%, anuncia a Folha:



Reitoria da Furb presta contas da atual gestão
Matéria publicada na edição 429, no dia 26-10-2010

O reitor da Furb, Eduardo Deschamps, apresentou o relatório de prestação de contas dos quatro anos à frente da Universidade Regional na manhã desta terça-feira (26), no campus 3. Durante a gestão, Deschamps reduziu o endividamento a longo prazo da Furb de R$ 36,6 milhões para R$ 11,1 milhões (variação de 59,7%). Segundo documento divulgado pela diretoria, a redução traz mais capacidade de geração e obtenção de recursos por meio de novas parcerias.

Segundo o atual reitor, a saúde financeira da universidade atravessa um cenário positivo. Em 2006, no início da gestão, o resultado operacional da instituição era negativo, enquanto o último ano teve um desempenho no azul. “É preciso que haja controle orçamentário, mas a situação pode ser controlada”, garante Deschamps, que se despede do cargo na noite desta quarta-feira (27), quando entrega o posto ao médico João Natel, eleito em setembro deste ano.

Entre os projetos desenvolvidos ao longo dos quatro anos e que vão ter continuidade na gestão de Natel, Deschamps destaca a implantação do sistema de atendimento ao estudante, do Hospital Universitário e a regulamentação interna de normas. “O projeto Furb Federal, que já tramita na Câmara e vai gerar vagas gratuitas, além de atrair estudantes de todo o Estado para Blumenau, também vai precisar de continuidade da nova gestão”, alerta.

Mercado em expansão

Os quatro anos de gestão de Deschamps foram marcados também pelo crescimento de instituições de Ensino Superior da região, como a Uniasselvi e a rede Sociesc. Segundo o reitor, essa evolução não trouxe problemas para a Furb porque a universidade ampliou opções cursos com pós-graduações e extensão.

Segundo ele, o número de alunos matriculados em cursos superiores na instituição reduziu em quase 2 mil. Apesar disso, a evolução de alunos nas outras modalidades representou aumento no total de alunos, o que incrementa a receita da instituição e o mercado Atualmente, são 11 mil estudantes de Ensino Superior na Furb. “Acho que a próxima gestão vai encontrar um cenário bem favorável”, aponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário