sexta-feira, 9 de outubro de 2009

FURB e Instituto Federal assinam cooperação




Dirigentes da FURB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, assinaram hoje de manhã, na Reitoria do IFC (na rua das Missões), um protocolo de cooperação. O objetivo é incentivar o intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo visando desenvolver pesquisas, cursos, concursos, estágios, consultorias.

Os reitores Eduardo Deschamps e Cláudio Adalberto Koller (IFC) comandaram o produtivo encontro de trabalho das duas equipes da administração superior. “Essa parceria vem sendo desenhada desde o início do ano passado, buscando não só fortalecer a estrutura do ensino superior como pensando no desenvolvimento regional”, afirmou Deschamps.

Três temas dominaram a conversa e já figuram como prioridade na agenda das duas instituições para este e o próximo ano. A começar pela disposição da FURB de participar do processo de escolha da instituição que ofertará um curso de Mestrado em Administração para capacitar 14 servidores da IFC, vindos de várias cidades do Estado.

Outra questão é o desejo concreto do instituto de participar como parceiro das bem sucedidas feiras de matemática coordenadas pela FURB e da primeira feira nacional em 2010, envolvendo uma rede de instituições. A idéia também passa pela criação futura de um curso a distância de preparação de feiras de matemática.

O terceiro ponto que alavancou concretamente o protocolo diz respeito à cessão de uma área dentro do campus da FURB na Fortaleza para que o IFC construa um núcleo avançado de seis mil metros quadrados. O projeto contempla 12 salas de aula, 12 laboratórios, ginásio coberto, biblioteca, auditório para 210 pessoas, salas especiais e cantina. Em contrapartida a Universidade poderá utilizar o espaço a longo prazo, especialmente as salas de aula, para atender seus alunos da área de Saúde que utilizarem o complexo hospitalar universitário, durante o dia.

Os detalhes dessa operação serão oficialmente apresentados pelo instituto para análise do Conselho de Administração da FURB. Autorizada a doação da área para construir o prédio, que já tem verba assegurada de R$ 6 milhões pelo Ministério da Educação, o projeto será encaminhado à Prefeitura, a quem cabe buscar a aprovação na Câmara de Vereadores. A meta é obter o aval dos vereadores até dezembro, fazer o processo licitatório e iniciar a obra em junho de 2010. Ali serão oferecidos à comunidade cursos técnicos na área de informática e bacharelado, no período noturno.

Pela FURB acompanharam Deschamps o vice-reitor Romero Fenili , os pró-reitores de Administração, Edésio Simionato e de Ensino de Graduação, Sônia Andrade, o chefe de Gabinete Mauro Tessari e a coordenadora do Mestrado em Administração, Maria José Domingues, representando o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Clodoaldo Machado.

Rádio e FURB TV na Justiça

Esta saiu na coluna do Pancho, no Santa.

Hoje tem vôlei no ginásio da FURB

Leia nota na Coluna do Cláudio Holzer, em "Bola da vez".

Nenhum comentário:

Postar um comentário