quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pé na estrada

Comitê cumpre nova maratona de visitas na luta pela federalização da FURB, que já tem 11 anos.
Na foto ao lado, hoje de manhã, professores e alunos estiveram com o prefeito de Brusque, Paulo Eccel (PT). Na comitiva, o coordenador Clóvis Reis, o professor Jorge G. B. de Oliveira e os representantes da UNE (Rafael), UCE (Thiago) e da União Blumenauense de Estudantes- UBE (Lucas), além da aluna de Ester (Psicologia)
Aliado incondicional da proposta FURB Federal, Eccel (ex-presidente da AMMVI) reiterou forte apoio à mobilização em Brasília, desde já acionando seus contatos políticos.
E, finalmente, também chegaram as fotos do encontro de segunda à tarde, entre o Comitê Pró-Federalização e o governador Raimundo Colombo (PSD), acompanhado pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), o vice Jovino Cardoso (DEM) e o deputado Jean Kuhlmann (PSD). 
Junto com os professores Ralf Ehmke (presidente do Sinsepes) e Jorge Gustavo Barbosa de Oliveira e do estudante Gabriel, o coordenador Clóvis Reis entregou o projeto FURB/INPEAU a RC. E como se recorda, o governador atendeu o pedido de ajudar a reabrir o diálogo com o MEC, que havia deixado com a UFSC a tarefa de fazer a instalação do campus Blumenau em parceria com a FURB - e já sabemos no que deu.

Os contatos, segundo o professor Clóvis Reis, visam a reforçar o apoio político regional à proposta de federalização. E procuram demonstrar que o entrave é apenas político e não jurídico, como alega a UFSC. E sempre na defesa da tese de que o campus da UFSC é uma conquista parcial, insuficiente para atender aos pleitos da região, que deseja a Universidade Federal do Vale do Itajaí, a partir da FURB.

Hoje à tarde o Comitê foi recebido em audiência pelo presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Paulo de Oliveira (PT) e, assim que a agenda permitir, estará com o prefeito de Timbó, Laércio Schuster (PP), presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).  

Nas imagens da TVL, Clóvis foi convidado a sentar com os vereadores e fazer uso da tribuna, momento em que leu trechos da Nota Oficial do Comitë e apresentou o inventário de criacáo de várias universidades pelo Pais, nos moldes pleiteados em favor da  FURB. Caso recente da incorporacao, em 2007, da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (que era uma autarquia municipal), pela Universidade Federal Fluminense. 

Reis pediu o apoio político dos vereadores e entregou o recém-lancado caderno 2 do Comitë com novas imagens e textos sobre a luta pela federalização da FURB.

Em tempo: consultado no início da tarde, o Gabinete do prefeito de Blumenau ainda não conseguiu confirmar a vinda, amanhã (dia 12), da reitora da UFSC, Roselane Neckel (ela pré-agendou semana passada uma conversa com Napoleão Bernardes sobre o campus da UFSC). (CLIQUE NAS IMAGENS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário