quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pós em Gestão Universitária será oportuna para construir uma FURB melhor

Nos discursos de abertura da primeira especialização em Gestão Universitária, restrita para 40 gestores da FURB ou indicados pelas chefias (relação abaixo), hoje à tarde, no campus 3, ficou demonstrada a alta expectativa da Administração Superior com o curso, na lógica de um conjunto de pessoas refletindo e trocando experiências sobre legislação, políticas, estratégias, marketing, planejamento, internacionalização, execução orçamentária, competências, processos administrativos que podem ser aprimorados na Universidade e com liberdade até na proposição de práticas pedagógicas inovadoras. (CLIQUE NAS IMAGENS)

A ideia central do curso é profissionalizar a gestão e contribuir para a construção de uma instituição melhor, preocupada com a excelência na prestação de serviços educacionais à comunidade, no momento em que a FURB completa 50 anos de fundação, em 2014. 

Devido a agenda prévia na Assembléia Legislativa e na Fatma, o reitor João Natel não participou da solenidade de abertura. De qualquer forma, deixou por escrito uma mensagem lida pelo cerimonial em que agradece a disposição do tempo e a vontade de todos e fala da importância do curso para a FURB: "Esta atividade de capacitação de novos gestores, embora tardia, é essencial para construirmos uma universidade melhor. Pretendemos que tenha oferta  anual de novas turmas. Abrir espaços para novas pessoas que possam contribuir para a solução de problemas que envolvem o complexo fazer de uma Universidade, aliado à formação, ao conhecimento, permitirá que a ação dos novos gestores pautem-se menos pela intuição, pelos instintos, e sim pela decisão ponderada em análises do que é uma universidade e da nossa realidade". 

A vice-reitora Griseldes Boos (na foto ao lado) - servidora mais antiga na solenidade - disse que não lembra de outro momento em que "a FURB se empenhou em oferecer uma capacitação a um número expressivo de servidores (professores e técnico-administrativos) e de forma simultânea. A Universidade, com isso, demonstra maturidade ao dar resposta a uma demanda nacional  de profissionalizar a gestão universitária".

Segundo Griseldes, os alunos poderão "escrever um novo capítulo para a FURB", refletindo sobre questões importantes como a natureza jurídica da instituição; a sua função como essência educativa e formativa; sobre as dimensões acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) e administrativa que, "às vezes, entram em conflito"; sobre os princípios que regem a organização de uma universidade; e sobre a diversidade e pluralidade de uma universidade. 

-- Este curso é uma aposta de nossa universidade que quer construir um futuro diferente, com políticas e práticas institucionais que se estendam no tempo e fruto de uma discussão madura de todos os segmentos da FURB para manter elevado o padrão da nossa Universidade", afirmou a vice-reitora que manifestou interesse em acompanhar algumas aulas: "Que a FURB possa ser efetivamente impactada por estas reflexões", disse.

Discursaram ainda na abertura os pró-reitores de Administração, Udo Schroeder, a pró-reitora de Ensino, Maria José Domingues e o coordenador do curso, Arnaldo Rosa de Andrade.



Para Schroeder (na foto ao lado), o curso é também importante para que atuais e futuros gestores conheçam melhor a FURB, sua complexidade, estrutura e possam melhorar ainda mais gestão.  "Esperamos 40 propostas (monografias) que contribuam para a inovação de processos e na gestão da FURB", afirmou. 






Na mesma linha, a professora Maria José (na foto ao lado) anunciou a possibilidade de formação de segunda turma já em 2014. "Começamos bem a primeira turma, com sala cheia e com vontade de fazer a diferença. Aqui temos a possibilidade de semanalmente discutir a FURB num fórum aberto e permanente, de trocas de experiências de gestão".




Prestigiou, ainda, o evento a nova diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Josani Milene Fink, que assumiu o lugar da professora Maria José ao aceitar o desafio da Proen. 

O curso e a relação de alunos

Segundo a coordenadora da Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Anna Kopper, a especialização terá quatro semestres e 360 horas, cumpridas toda as quartas-feiras à tarde, no campus 3. São 40 vagas. As aulas encerram em setembro de 2015 e seguirão todos os trâmites de uma especialização tradicional, exigindo no mínimo 75% de aproveitamento e frequência. Cada participante pagará 20 parcelas de R$ 150,00. 




A primeira turma é formada pelos seguintes alunos:


André Luiz Planinz
Andreia Pietrovski
Ciel Antunes de Oliveira Filho
Clarice Katlin Piaz Klock de Lima
Darlan Jevaer Schmitt
David Colin Morton Bilsland
Débora Isolani de Matos
Edson Luiz Borges
Everton Darolt
Ezequiel Targino Santos
Fernando Luiz Krambeck
Flávia Keller Alves
Hélio Jeronimo de Oliveira
Henriette Damm
Iara Cristina Thewis
Ione Laurindo Florencio
Isabel C. S. de Andrade
José Carlos Althoff
José Voss Junior
Julio Cesar Lopes de Souza
Katrin Aline Osti
Leide Regina de Liz
Leonardo Beduschi
Luis Valdemir Coelho Bragas
Marcia Andrea Fernandes
Márcia Regina Bronemann
Márcio Nunes
Marco Aurelio de Oliveira
Marcus Vinicius Marques de Moraes
Moacir Marcolin
Nelson Afonso Garcia Santos
Osnildo Marcos Rodrigues
Paulo Cesar de Jesus
Paulo Roberto Brandt
Sidnei Antonio Bernardy
Simone Wagner Rios Largura
Sirleni Schmitt
Ubirajara Martins Flores
Ursula Lanznaster
Viviane Alexandra Machado Saragoça

Nenhum comentário:

Postar um comentário