quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Eu levo a FURB no coração: fatos e fotos



Um bom público prestigiou, ontem à tarde, a homenagem para 14 dos 21 servidores que completaram 25 e 30 anos de casa, dentro do evento anual de outubro do programa "Eu levo a FURB no Coração, uma promoção DGDP/CCM. Os demais que não puderam comparecer receberão o belo troféu oportunamente. 
A cerimonialista Natasha Jensen (CCM) conduziu os trabalhos da homenagem, em sessão solene do Conselho Universitário, iniciada com a apresentação do grupo Consolação. Em seguida, cada homenageado presente recebeu o troféu que simboliza reconhecimento e gratidão por sua dedicação na construção da FURB. 
A solenidade foi prestigiada pelo reitor João Natel, a vice-reitora Griseldes Boos (uma das homenageadas) e pelos pró-reitores Udo Schroeder (Proad), Maria José Domingues (Proen) e Marcos Rivail da Silva (Propex), demais dirigentes de unidades de ensino, servidores e familiares. 

Período difícil e conquistas, em três décadas

A professora Vilma Simão (foto ao lado) falou em nome dos homenageados. "Vivemos e fizemos um percurso da história da FURB juntos. Vimos uma época em que uma única sala reunia todos os escaninhos dos professores da FURB. Também vivemos uma FURB que cresceu sem condições de trabalho a todos e na qual há professores que possuem como condições de trabalho o seu próprio PC. Contudo, principalmente nos últimos 30 e 25 anos, transitamos o caminho de organização da FURB como uma instituição pública e da garantia estatutária dos seus servidores. Período de transição difícil e cheio de controvérsias", diz um trecho do emocionado discurso que tocou boa parte dos presentes. 

"No processo de tal conquista, muitos foram os embates ideológicos no Consuni. Porém, os embates eram travados com respeito às diferenças políticas e os argumentos eram sustentados em concepções de universidade e de sociedade.(...) Embora a hegemonia posta temia a ocupação dos cargos administrativos pelos "vermelhos". Era época de clara distinção e disputa de projetos societários diferenciados. Parece que hoje, no ambiente universitário, a preocupação está mais para o próprio curriculum Lattes e menos para a defesa de projetos societários", disse mais adiante no discurso de dez páginas, em que procurou contextualizar a história da FURB. 

E o fez com maestria.  "(...) Talvez alguns digam que é puro saudosismo de quem já tem alguns tempos vividos, mas parece que nos dias atuais perdemos o espírito de comunidade, E não vamos dizer que isto acontece só na FURB. Não podemos esquecer que a lógica produtivista invadiu as universidades brasileiras. O que tem contado é a quantidade de publicações, corre-se atrás dos índices de produtividade sem mesmo nos importar com o que de fato estamos oferecendo àquela comunidade que um dia construiu as bases de nossa existência".


Para Vilma, "novamente a saída, penso eu, seja coletiva. Construção de grupos que produzam coletivamente. (...) É nestes grupos que podemos encontrar força para resistir à era neoliberal e reconstruir o verdadeiro significado da produção e socialização do conhecimento. Ou seja, produzir conhecimento para subsidiar práticas sociais livres de sujeição e exploração". 

A oradora finaliza: "O que significa a FURB para nós? Respondo que é a comprovação de que os vínculos comunitários são condições sine qua non na adesão de um projeto coletivo" (...).
 

Ao lado, os ex-reitores Arlindo Bernart (1982/1986) e Celso Zipf (1990/94) ladeiam o professor Victor Sasse, ex-prefeito de Blumenau. Todos os ex-reitores foram convidados e ausências foram justificadas.

Os dois ex-reitores presentes contaram algumas passagens. Bernart lembrou da luta pelo reconhecimento da FURB como Universidade, em 1986 e as idas e vindas para Florianópolis e Brasília. "O trabalho foi grande. Em 1985 eu passei 180 dias em Brasília", recorda o ex-juiz por 28 anos, nomeado como primeiro Reitor. A FURB foi a 72ª. instituição reconhecida no Brasil como universidade, atrás apenas da Udesc. 
Celso Zipf destacou a agregação de pessoas comprometidas em torno dos objetivos da FURB. Reconheceu que anda ausente, mas que a "FURB continua firme, viva e admirada em todo estado".

Para o reitor João Natel, que encerrou o evento, nessa sessão solene do Conselho Universitário, "servidores técnico administrativos e professores, juntos, mostram que o ato de educar é uma construção coletiva, em que não há distinção entre uma tese de doutoramento defendida, um atendimento cordial e efetivo, uma documentação zelosa e correta expedida, nossos ambientes conservados, uma aula atualizada e com pontualidade, todos garantem a marca da FURB, a sua qualidade". 

E lembrou que na revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional "remetemos a necessidade de fortalecermos nosso compromisso com a sociedade, pois já em 1968, na campanha em prol da sede própria, o movimento de integração e conscientização popular criou o termo "Nossa Universidade". 

OS HOMENAGEADOS ONTEM (LISTA COMPLETA ABAIXO)

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR - FOTOS DE ROGÉRIO PIRES (JACARÉ).



                                                   Com 30 anos de casa:






Darci e Maurício, 



Griseldes e Idalgo




(da esq. p/ dir.)





Com 25 anos de casa:

Leonir e Miguel,

Dílson e Maria Helena,

Sidnei e Rosemari,

Vilma e Valquíria

Rose Mary e Patrícia (irmã de Denise)

(da esq.p/dir.).








NOMES COMPLETOS

30 Anos

1.  Darcy de Sousa (Departamento de Química)
2.  Griseldes Fredel Boos (Reitoria)
3.  Idalgo de Oliveira (DAC)
4.  Maurício da Silva (Encadernação – Biblioteca)
5.  Osvaldo Dias (DAC)

 25 anos

1.  Adilson Pinheiro (Depto de Engenharia Civil)
2.  Antonio Luis Martim (DAC – Toninho)
3.  Avelino Vendelino Schmitz (Audiovisuais)
4.  Denise Del Prá Netto Machado (Mestrado em Administração)
5.  Dilson Tomio (Reitoria)
6.  Dirceu Luis Severo (Departamento de Física)
7.  Leonir Alba (Ouvidoria)
8.  Lucio Flavio da Silveira Matos (Departamento de Engenharia Civil)
9.  Maria Helena de Souza Verter (DAC)
10. Miguel Alexandre Wisintainer (Departamento de Sistemas e Computação)
11. Neide de Melo Aguiar Silva (Departamento de Matemática)
12. Rose Mary Grether (Departamento de Engenharia Florestal)
13. Rosemari Solange Theiss (Reitoria)
14. Sidnei Antonio Bernardy (Procuradoria)
15. Valquiria Brodwolf (CCS)
16. Vilma Margarete Simão (Departamento de Serviço Social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário