quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Comemorações parciais à decisão da UFSC de instalar extensão em Blumenau

Imprensa e redes sociais estão, desde ontem à noite, divulgando e repercutindo a decisão, finalmente, da cidade que receberá a extensão da UFSC - contra e a favor. Por unanimidade, o Conselho Universitário optou por Blumenau (atendendo parte da diretriz do MEC de agosto de 2011, que autorizou parceria com a FURB), como informou o G1  SC às 19 horas

Santa destacou o tema em quatro páginas, a começar pela capa ao lado, que encerra a disputa entre cidades.


Para o Pancho, a cidade se firma como pólo universitário, baseado em avaliação do prefeito (reafirmada ao meio-dia no Jornal do Almoço).

Nem todos soltam foguetes com a notícia, como mostram a enquete do Santa (que divide opiniões), as declarações de servidores e alunos no grupo "Sou pela FURB Federal (como Valmor Schiochet e Oklinger Mantovanelli Jr, atacando o "puxadinho", naquele post com  a logo da ufsc, do Thiago Woerner) ou nas suas páginas pessoais (como Cláudio Guimarães, mais ácido) e os demais jornalistas abaixo --  já que o projeto comunitário, criado há 11 anos, sempre priorizou a federalização da FURB e a criação, a partir daí, da Universidade Federal do Vale do Itajaí. 

Além disso, haverá mais polêmica: na próxima semana, dia 21, teremos uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Blumenau quando deve ser reforçada a manutenção da luta pela UFVI (via FURB). Vereador Ivan Naatz nem esperou a audiência para alfinetar no face, hoje: "Embora entenda que não seja p/ soltar fogos o ideal seria transformarmos a FURB em FEDERAL fico feliz que Blumenau tenha sido contemplada com o PUXADINHO DA UFSC".

Jornalista Moacir Pereira não alivia e diz na sua coluna (publicada hoje no Santa e no estadual DC) que ainda "Falta a Federal do Vale", e a partir da FURB.  

Segundo o blogueiro Giovanni Ramos, "antes de comemorarmos a notícia do campus da UFSC, lembramos do que eles fizeram em Joinville". O jornal Notícias do Dia on line também abordou a paralisação das obras do campus no norte do estado.

O que diz o reitor da FURB

Hoje pela manhá, na Reitoria, o professor Joáo Natel, foi questionado por jornalistas do Santa (Giovana), da RBS TV e do SBT sobre o vöo solo da UFSC, cuja atual gestão sempre rejeitou a parceria com FURB e nem a procurou mesmo após decidir pela locação de espaço na cidade. A contrário da gestão anterior, que aprovava e fomentava a fusão no MEC. 

Natel foi elegante. Saudou a vinda da Federal para Blumenau e lembrou que as conversas sobre uma parceria com a UFSC (que beneficiariam de imediato 15 mil alunos) não avançaram por uma série de obstáculos colocados pela atual gestão da Federal. Mas respeita a decisão e espera, no futuro próximo, a retomada da discussão sobre a federalização da FURB, universidade pública municipal com 50 anos de excelentes serviços prestados à sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário