quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Audiência reafirma luta pela federalização da FURB

O blog acompanhou, ontem, a audiência pública que fez um balanço do movimento FURB Federal, iniciado há 11 anos. Os discursos se concentraram, em especial, à efetiva instalação de um campus da UFSC, em Blumenau. Embora considerada positiva esta "conquista parcial", nos discursos ficaram evidentes a indignação e a decepção de todos os presentes por ocorrer sem a parceria com a FURB, instituição pública municipal criada, consolidada e respeitada há 50 anos. Todos os discursos rebateram os argumentos contra a incorporação, como o alegado obstáculo jurídico, denunciando com vigor que "falta vontade política" federal com a região e com SC, citando exemplos de federalização até de entidades privadas.

Um fórum, em setembro ou outubro, vai ampliar a discussão e propor estratégias para manter firme a luta e a pressão comunitária pela federalização da FURB e consequente criação da terceira federal de SC (a UFVI), a médio prazo. A fatura pelo atraso em oferecer 15 mil vagas públicas e gratuitas já à população, através da FURB, ao invés das 500 anunciadas pela Reitoria da UFSC, (além da despesa com instalação do polo próprio) está sendo debitada na conta também da representação política catarinense.

O Santa fez um registro simples e sem os encaminhamentos. Mas os principais depoimentos de vereadores e demais líderes podem ser lidos na página da Câmara, no belo e longo texto da colega e experiente jornalista do legislativo, Lourdes Sedlacek, acompanhado de várias fotos

O texto de Giovanni Ramos, do portal Controversas, amplia o entendimento da audiência, destacando a proposta do campus da UFSC ser instalado na FURB - a favor e contra.

Veja a matéria de quatro minutos, com entrevistas com principais lideranças, na TV Legislativa. A RIC Record também trouxe dois minutos. Jornal do Almoço (RBS TV) idem, mas ainda não disponibilizou as imagens.

A audiência pública foi transmitida ao vivo, entre 19:20 e 21:59. Informação útil: será reprisada no próximo sábado, às 21 horas.  

Veja aqui, lançado em primeira mão pelo blog e com apoio inestimável de Jéssica Pinheiro e equipe TVL/Câmara, o vídeo de 2h40min, disponibilizado em tempo recorde e na íntegra no youtube (o que é muito raro conseguir se for mais de 1 hora). Parabéns a Jéssica e equipe da Câmara pela insistência.

Na página 19 o Santa traz matéria sobre a equipe da UFSC que esteve hoje pela manhã em Blumenau avaliando locais para o campus.

O que pode ser acrescentado 

Resta-nos dizer o que não foi dito acima e, ainda, no relise da Câmara, nos jornais e nas redes sociais, sabendo que algo ainda vai sair ao meio-dia nas emissoras de TV. 

1) Nenhum representante federal - MEC e UFSC esquivaram-se e não enviaram ninguém à audiência, embora convidados com antecedência, alegando problema de agenda (desculpa protocolar); as críticas a eles e à nossa representação política foram pesadas;

2)  Compuseram a mesa, ainda, o representante da Associação dos Municípios do Médio Vale (AMMVI - José Corrêa) e da Prefeitura (Helenice Luchetta), que também reafirmaram irrestrito apoio ao Comitê Furb Federal, mesmo com instalação do pólo da UFSC.

3) Ninguém se manifesta publicamente contra a federalização da FURB, mas "enxerga-se inimigos" ao processo  - que trabalhariam sorrateiramente e contra o apoio pleno da população regional;

4) Dos 15 vereadores, sete prestigiaram a audiência integralmente: Cim, Naatz, Adriano, Mário, Jens, Rosa e Vanderlei (que propôs e para quem "esta pauta ainda não está resolvida"). Ausentes, portanto: Tribess, Célio, Fábio, Jefferson, Maurício, Zeca, Robinson e Becker.

5) O reitor garantiu apoio financeiro ao parecer jurídico solicitado pelo Comitê (que não tem personalidade jurídica, mas há dinheiro de emenda parlamentar para isso), desde que seja resolvido um entrave com escritório de advocacia. E disse que o foco da luta pela sensibilização deve ser Brasília e não Florianópolis. João Natel abriu as portas para qualquer parceria com a UFSC, mas enfatizou que qualquer decisão de ceder espaços para os cinco cursos (como proposto por Elsa Bevian) cabe ao Conselho Universitário da FURB. Natel elogiou duas pessoas no processo: professor Àlvaro Prata (ex-reitor da UFSC, que apoiava a tutoria da UFSC pela federalização) e o deputado federal Décio Lima.

6) Nas falas, representantes da UNE, UCE, UBE e DCE FURB pregaram maior pressão popular, em especial dos estudantes do Médio Vale. A representante da UNE leu moção de apoio movimento apresentada no congresso nacional dos estudantes, em junho;

7) Secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, explicou porque prefeitura ofereceu imóveis para instalação do campus, após recusa da parceria pela UFSC. E acredita que é possível, após um tempo de sede provisória, UFSC e FURB chegarem ao entendimento. "FURB é o caminho, nada está perdido", afirmou, justificando que não se buscou embaraçar o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário