terça-feira, 26 de junho de 2012

Pressão funciona em BSB: Chapecó conquista Medicina

Após protesto pela aprovação para Passo Fundo, confirmado, ontem, curso de Medicina para UFFS Chapecó. Destaque hoje no Diário Catarinense. Parlamentares comemoram vitória da "pressão social". 
Texto do DC segue na íntegra, pois restrito a assinantes:
Chapecó poderá ter aulas de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em 2014. A previsão foi repassada pelo reitor Jaime Giolo, em entrevista coletiva concedida ontem pela manhã, no prédio da Reitoria, em Chapecó. – A hipótese mais provável é em 2014, mas numa previsão mais ousada até poderia ser ofertada no segundo semestre de 2013 – disse o reitor.
Mas, para isso, é necessário o envolvimento da Universidade, das lideranças comunitárias e do poder público. A possibilidade de Chapecó também sediar um curso de Medicina foi confirmada na semana passada, em reunião de lideranças políticas de Chapecó, o deputado federal Pedro Uczai, o reitor e representantes do Ministério de Educação.
Há cerca de duas semanas havia sido anunciada a criação de 40 vagas de Medicina da UFFS para Passo Fundo. A decisão causou reação em Chapecó que passou a pressionar para que fosse também contemplada com o plano nacional de expansão dos cursos de Medicina. De acordo com o reitor, Jaime Giolo, foi essa mobilização mostrando que Chapecó tinha condições de sediar o curso que acabou sensibilizando o Ministério.
Chapecó também vai pleitear 40 vagas. Para isso um projeto deve ser encaminhado ao Ministério da Educação até setembro. Esse projeto dever indicar o número de leitos, médicos, residências médicas, estrutura de saúde, laboratórios, hospitais e investimentos. Giolo disse que é fundamental ter o compromisso dos governos municipal, estadual e federal na ampliação da estrutura de saúde. Ele afirmou que uma das exigências é de cinco leitos hospitalares atendidos pelo Sistema Único de Saúde para cada vaga ofertada.
Como são 40 vagas seriam necessários 200 leitos. O Hospital Regional do Oeste tem 300 leitos. Mas há também o curso de Medicina da Unochapecó e por isso resta ver se o Ministério da Educação não vai exigir mais leitos.
– Vamos buscar essas vagas em toda a região – explicou Giolo.
Em relação a laboratórios a UFFS disse que tem condições de receber o curso, pois quatro laboratórios devem estar concluídos até o início do ano que vem e alguns contemplam a área da saúde, com o curso de Enfermagem. O projeto deve ser concluído até setembro. Depois disso será encaminhado para o Ministério da Educação e passará por vistoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e avaliação do Conselho Nacional de Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário