terça-feira, 19 de abril de 2011

Enem libera do Enade

Enem libera alunos da primeira prova do Enade, marcada para 6 de novembro. Jornal O Globo:

O Ministério da Educação anunciou ontem que, a partir deste ano, os estudantes que tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não precisarão mais ser submetidos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ao ingressar nas universidades. O Enem é aplicado no final do ensino médio. A prova não é obrigatória, mas facilita o acesso a muitas instituições de ensino superior. Já o Enade é aplicado obrigatoriamente a alunos que ingressaram no ensino superior ou estão prestes a se formar. A dispensa da realização do Enade será concedida apenas aos ingressantes.



O Enade deste ano tem provas marcadas para 6 de novembro, com a avaliação de 26 cursos universitários. Só estarão dispensados os alunos que ingressaram neste ano no curso superior e já fizeram o Enem recentemente. Segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do Enade neste ano. A inscrição dos alunos deve ser feita pelas instituições de ensino entre 18 de julho e 19 de agosto, somente pela internet.


A nova regra foi publicada ontem no Diário Oficial. Apesar de dispensados da prova, os ingressantes devem ser inscritos normalmente, para efeito de cadastro. A partir deste ano, o estudante nessa situação não vai precisar fazer a prova. Basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso ficará regularizado.

A principal razão de estudantes novos serem aferidos em anos anteriores era medir o crescimento educacional, pois era possível comparar o desempenho dos estudantes no início e no fim do curso. Mas estudos do MEC mostram que a nota do Enem também permite comparações de resultados. A economia com a redução do número de provas é de aproximadamente R$30 milhões.

No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma no curso superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário