sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pedro Paulo assume Coplan

Deschamps, entre Tontini e Wilhelm (em pé) - fotos Divulgação/CCM


O professor Dr. Pedro Paulo Hugo Wilhelm é o novo coordenador de Planejamento da FURB. Assumiu hoje pela manhã (16/07), na Reitoria, no lugar do professor Dr. Gerson Tontini, que solicitou dispensa da Coplan, órgão estratégico que comandava desde outubro de 2007. Nos três meses que restam da atual Gestão, Wilhelm, ao agradecer a confiança do reitor Eduardo Deschamps, se comprometeu a fazer uma transição de consolidação e de colaboração com a futura gestão da Universidade.


Ao abrir a rápida cerimônia, acompanhada por membros do Colegiado e da Coplan, Deschamps enalteceu o trabalho de Tontini. “Além de amigo pessoal, grande parceiro, um profissional de alto nível que, recorda-se, assumiu nesta gestão, em 2006, como coordenador da Assessoria de Relações Internacionais, onde dirigiu a reestruturação do setor. Um ano depois, substituiu o professor Edésio Simionatto na Coplan com a posse deste na Proad. Fez novamente um belo trabalho de gestão orçamentária, planejamento, auditoria, análises estratégicas e da criação do escritório de processos com o professor Pedro Paulo. Enfim, um trabalho ativo e importante, que nos dá plena confiança na execução orçamentária”.

Ao empossar Wilhelm, o Reitor destacou que o professor já trabalha na Coplan e no Instituto de Pesquisas Sociais (IPS), e que seu currículo dispensa maiores apresentações, por sua reconhecida capacidade como docente, pesquisador e gestor, seja na FURB ou como dirigente da Fundação Fritz Muller, que ajudou a implementar.

Emocionado, Tontini agradeceu o apoio da equipe e justificou sua saída. Disse que o “fardo estava grande”. É que além de comandar a Coplan, a gestão da Fritz Muller, lecionar na graduação e no mestrado em Administração (com seis orientandos), ele teve aprovada, em março, uma bolsa de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que tem exigido uma dedicação muito forte. “Entendemos que neste momento a Coplan está bem encaminhada e que o professor Pedro Paulo reúne todas as condições para nos substituir, cabendo-lhe consolidar estes meses que fecham a atual gestão. Saio com o sentido do dever cumprido”, afirmou.

Wilhelm enumerou quatro tarefas que considera importantes como novo coordenador da Coplan: a execução do orçamento deste ano para “transmitir o carro em condições de andar”; trabalhar para que o orçamento de 2011 “seja consistente”; visar a um planejamento estratégico flexível para que novo reitor possa participar; e a implementação do sistema de informações para tomada de decisões, que está pronto.

Ao final, respondeu eventual indagação de porque assumiria faltando três meses para encerrar a gestão: “O alemão não questiona se precisa atravessar o deserto, por mais duro que seja. Ele só quer saber com quem vai cruzar o deserto. E nós temos uma equipe para enfrentar as situações que vierem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário