sexta-feira, 18 de junho de 2010

Educação Física comemora

Conferência Nacional faz golaço em prol da Educação Física e do esporte até 2020. Quem informa é nosso destacado professor Sidirley de Jesus Barreto, delegado no evento, que nos brinda com um bom texto. Segue, na íntegra:

"De 3 a 6 de junho, Brasília sediou a III Conferência Nacional de Esporte, promoção do Governo Federal, através do Ministério do Esporte. Na CNE estiveram cerca de 1.500 pessoas, representando a participação de 3.212 municípios nas etapas municipais, regionais e estaduais, ou seja participaram 220 mil brasileiros.

Os delegados municipais tiveram os custos de passagens, hospedagens e alimentação pagos pelo Governo Federal. De Blumenau participaram Sidirley de Jesus Barreto, Sérgio Galdino (presidente da Fundação Municipal de Esportes e ex-aluno do curso de Educação Física da FURB) e Agostinho Schappo (Implementador de Esportes da Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR).


O evento foi realizado no Centro de Eventos do Distrito Federal e contou com a presença do Presidente Lula, no segundo dia da Conferência. Teve um atraso, o que levou Lula pedir desculpas aos participantes.


Lula falou muito bem do Profissional de Educação Física e do Esporte. Enfocou a necessidade das Federações elaborarem seu planejamento em consonância com a programação das Confederações e COB, o mais rápido possível para que sejam seus projetos contemplados ainda no orçamento de 2011. Assim como destacou que os prefeitos deste Brasil precisam tomar consciência da importância do esporte para integração social, segurança e saúde. Anunciou que no PAC para 2011 estão previstas seis (6) mil novas instalações desportivas e a reforna de quatro (4) mil outras já existentes, assim como mais 140 Praças da Juventude.


APROVAÇOES – Praticamente todas as propostas vindas dos municípios brasileiros foram melhoradas e aprovadas. Quer no lado de infra-estrutura, financiamento, Valorização Profissional. Aliás se sabe que o falta para o esporte é gestão, dinheiro e instalações.


No que tange à Lei de Incentivo ao Esporte Nacional, várias propostas de melhorias foram aprovadas. Sendo a principal a de que a captação de recursos não ficasse somente na empresa que realiza o seu IR - lucro real -  foi estendido às demais, inclusive caracterizando para a pessoa física no próprio formulário do IR.


Deve-se destacar a atuação do Conselho Federal de Educação Física – Confef e seus Conselhos Regionais do Brasil e também a Federação Internacional de Educação Física que estiveram mobilizados sempre na defesa dos interesses do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA quanto a possíveis inclusões na CNE  que viesse em prejuízo a sua atuação junto a comunidade. No entanto a luta continua, pois acompanham de perto no SENADO, o tal de projeto para a criação do MONITOR DO ESPORTE".

Um comentário:

  1. parabéns Prof.Sidirley,comsua presença reforça e lembra o curso de Ed.Física como coloborador na Educação do ser humano.Prof.Sueli K.

    ResponderExcluir