sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Resgate na matemática

Zermiani (à dir.) falou do novo desafio ao Reitor (foto:CCM).  

Um grupo de professores do Departamento de Matemática da FURB assumiu a Diretoria 2010/2012 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional de Santa Catarina.

O diretor será Vilmar José Zermiani. Na Reitoria (foto), ele disse ao reitor Eduardo Deschamps, hoje de manhã, que a chapa "Resgate" tem o propósito de melhorar a qualidade da educação matemática no Estado, com apoio de instituições públicas e privadas.

Entre as ações previstas estão a reativação dos encontros catarinenses, a ampliação do número de sócios, um boletim informativo via correio postal, uma revista eletrônica, um site e um banco de dados histórico.

Sem entrar em detalhes mais picantes, o nome da chapa, portanto, tem tudo a ver.

Acompanham Zermiani na pesada tarefa a Diretoria empossada dia 5, no Departamento de Matemática da UFSC: Nélson Hein (vice-diretor); Emília Melo Vieira (1. secretária); Rosinéte Gaertner (2. secretária), Viviane Clotilde da Silva (1a tesoureira) e Maria Adélia Bento Schmitt (2a tesoureira).

Antes de sair, o novo diretor falou que estão em andamento os preparativos para a 1a Feira Nacional de Matemática, nos ginásios da  FURB, dias 30/06 e 01 e 02 de julho. Aproveitou, ainda, para entregar ao Reitor o livro número 17, desta vez com anais da 24a Feira Catarinense de Matemática, realizada ano passado, em São José.

Jornalismo de roupa nova na casa

O ano começou com novas práticas no jornalismo da FURB como um todo.

Vamos começar pelo Núcleo de Rádio e Televisão, aproveitando para rebater nota do jornal A Voz da Razão (13/02), para quem a FURB TV "desativou o seu departamento de jornalismo e dispensou sete funcionários entre repórteres, cinegrafistas e editores, (...) por contenção de despesa".

O diretor Roberto Disse contesta. Afirma que dispensou apenas um jornalista e que continua com três. E com esta equipe estréia novo modelo de noticiário, focado na FURB, quarta-feira que vem (dia 17), com  locução nas duas emissoras, em vários horários. Só na rádio serão 11 edições do FURB Notícias.

Já a FURB TV, em síntese, deixou de concorrer com o jornalismo diário e genérico das demais emissoras de Blumenau. Em breve, anunciaram Roberto Disse e Kiko Koch, serão lançados os programas jornalísticos temáticos, com 30 minutos de duração. Serão entrevistados professores da Universidade para falar das  áreas de cultura, cidadania/saúde e comportamento. Os projetos estão sendo finalizados. Acredita-se, inclusive, que estes programas terão a capacidade de atrair potenciais apoiadores específicos, ao contrário do jornal diário, o mais caro de manter e difícil de vender.

Outra novidade na FURB TV foi a estréia do programa "Blumenau Esportes", do Osmar Martins, depois de sete anos construindo uma sólida audiência na TV Galega.

CCM centraliza noticiário da FURB

Mais uma boa nova: está em ação um grupo gestor de comunicação institucional comandado pelo próprio Reitor.

Este grupo já decidiu que agora é missão da CCM a tarefa de centralizar a recepção e o envio de toda a produção de conteúdo institucional que abastecerá não só a mídia externa como a interna, incluindo os veículos da NRTV, a quem caberá adequar o noticiário aos formatos de rádio e TV.

A idéia da comunicação integrada, sob o mesmo "guarda-chuva" de FURB Notícias (dentro e fora da academia), é um grande avanço institucional, sem dúvida. O e-mail é o mesmo: noticias@furb.br.

Entra Mário, sai Provesi

O novo reitor da Univali assume em 22 de maio. O atual vice, Márcio Cesar dos Santos, substitui a José Roberto Provesi, como pode ser lida nota no Santa.

Melhor ler a matéria completa na página daquela universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário