quinta-feira, 30 de abril de 2015

Aumond, na rádio Nereu: SC despede-se de brilhante pesquisadora e ambientalista

Docente mais antigo em atividade na FURB, o prof. Dr. Juarês Aumond gravou um comentário, ontem, para a Rádio Nereu Ramos, de Blumenau, em que conta a trajetória da professora Lúcia Sevegnani na FURB. Desde o período em que ela foi sua aluna no curso de Ciências Biológicas, tendo a oportunidade, portanto, de acompanhá-la nos seus 25 anos de magistério e de pesquisa na Universidade, inclusive nas inúmeras saídas de campo. 

Leia na íntegra o comentário que foi ao ar, ontem, para todo Vale do Itajaí:

“No dia 28 de abril de 2015 veio falecer em Blumenau a Professora Lúcia Sevegnani. Santa Catarina se despediu de uma das mais brilhantes pesquisadoras e batalhadora da área ambiental do Estado Catarinense. A Professora Lúcia Sevegnani formou-se em Biologia, concluiu o mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez o Doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo e foi, até sua aposentadoria, professora titular no Departamento de Ciências Naturais da FURB. Continuou como professora voluntária até recentemente nas áreas de botânica, fitossociologia e recuperação de áreas degradadas, disciplina que lecionava junto com esse comentarista no Mestrado de Engenharia Ambiental desta Instituição.

      A Professora Lúcia foi Pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias e foi membro do Conselho Universitário. Em suas atividades publicou dezenas de artigos científicos em periódicos; participou da organização e publicação de seis livros sobre biodiversidade, inventário florístico, o Caderno do Educador Ambiental; O Desastre de 2008, Coleção Ecologia, além de 19 capítulos completos de livros.  Ela participou em Bancas de mestrado e doutorado, organizou congressos e eventos e sempre esteve na frente das grandes conquistas ambientais de Santa Catarina, entre elas, eu destaco, a Implantação do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

     Na década de 70, esse comentarista teve o privilégio de ser seu Professor em geologia e logo, ela se destacou como uma das mais brilhantes pesquisadoras e educadora do Estado. Estivemos juntos na Cordilheira dos Andes na Argentina e no Chile pesquisando o paleoclima e o ambiente do deserto e participamos juntos na elaboração de inúmeros artigos científicos sobre meio ambiente. Ela foi ao Canadá fazer um pós-doutorado, onde ministrou uma disciplina para alunos da geografia. Recebeu inúmeros prêmios e títulos, entre eles a Comenda Udo Schadrack e foi homenageada como mulher Destaque em 2003 pela Câmara da Mulher Empresária.

      Ela cumpriu com a sua missão e nós jamais esqueceremos as suas contribuições científicas, sua vibrante força de trabalho, sua criatividade, sensibilidade e espontaneidade. Ela sempre permanecerá viva para nós e sua memória não se apagará em nossos corações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário