segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

UFSC descarta parceria com FURB, pela imprensa

Santa, Diário e A Notícia, no fim de semana:

UFSC anuncia que ensino gratuito não será oferecido a partir da FURB. Reitor admite que não conseguia falar com Reitora e diz que a FURB não vai impedir vinda da UFSC para Blumenau. Comitê vai continuar lutando pela federalização, informa Clóvis Reis.

Comentário infeliz: interino de Ostermann acha razoável UFSC não ser “tábua de salvação”.

Dois leitores apóiam campus separado da UFSC, em cartas ao Santa. 
Participe da enquete do jornal.
Comunidade Sou pela FURB Federal, no Facebook, tem várias manifestações indignadas dos servidores, em especial a do professor Cláudio Guimarães, que critica a decisão unilateral da UFSC.

Federalização01/12/2012 | 08h53  - DIÁRIO CATARINENSE

UFSC anuncia que ensino gratuito não será oferecido a partir da Furb, em Blumenau

Universidade Federal traça planos para instalar campus em Blumenau em 2013, sem parceria com a Furb. Reitora da UFSC diz que parceria só seria possível com mudança na Constituição

UFSC anuncia que ensino gratuito não será oferecido a partir da Furb, em Blumenau  Jessé Giotti/Agencia RBS
Reitora da UFSC, Roselane Neckel diz que o principal entrave para a federalização da Furb é o regime jurídico de contratação dos servidoresFoto: Jessé Giotti / Agencia RBS
RAQUEL VIEIRA - raquel.vieira@santa.com.br
A oferta de ensino gratuito em Blumenau não ocorrerá a partir da Furb, como desejava a comunidade acadêmica. A informação é da reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, que em conversa com o Santa, sexta-feira à noite, afirmou não haver alternativas jurídicas para viabilizar o projeto. O principal entrave: a incorporação dos colaboradores, questão indispensável à Furb. Segundo a reitora, não há como agregá-los porque estão enquadrados em regimes diferenciados e, juridicamente, também é impossível transferir recursos do governo federal para Furb por meio da instituição da Capital. Por isso, a instalação do campus seguirá de forma independente. 
– Não é possível criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí através da Furb, hoje. Tentamos de todas as formas, mas não temos um marco regulatório para isso. Precisaríamos mudar a Constituição – explicou Roselane. 
<<< Veja aqui a cronologia do caso >>>
Quarta-feira, também em entrevista ao Santa, o reitor da Furb, João Natel, fez um desabafo diante da estagnação das negociações desde agos to. Disse querer uma definição para o processo e, na dificuldade de marcar uma agenda com a reitora, provocou o Ministério da Educação (MEC) em busca de uma resposta oficial. 
– O MEC determinou a instalação de um campus federal aqui, mas quem quer fazer algo conjunto precisa sentar e analisar todos os pontos. Não consegui mais falar com a reitora. Mas uma coisa é certa, a Furb não vai impedir a vinda da UFSC para Blumenau – salientou Natel. 
A reitora deixou claro que conta com o apoio da Furb para vir a Blumenau, mas também ressaltou que a instalação do novo campus independe da instituição local. Oferece uma parceria, nos critérios de um termo de cooperação, repudiado em setembro pelo Comitê Pró-Federalização da Furb. 
Para analisar o projeto, um grupo com representantes das duas instituições está para ser formado desde setembro. 
Leia mais na edição impressa do Santa deste final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário