terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mais 17 mil vagas pela Acafe

Vestibular: FURB e demais IES oferecem mais de 17 mil vagas. Caderno do DC.
Dia 25 acontece o maior vestibular de Santa Catarina
O maior vestibular de Santa Catarina em relação ao número de vagas será realizado no próximo dia 25. O concurso do sistema da Acafe envolve 13 universidades do Estado, que juntas oferecem 17.305 vagas em 501 cursos. As provas serão realizadas em 25 cidades catarinenses, além de Curitiba e Porto Alegre.
A confirmação do local da prova foi divulgada ontem. De acordo com a coordenadora de concursos da Acafe, Lucinara Marin (FOTO), o vestibular de verão 2013 não traz novidade em relação ao último. A prova segue com 60 questões, no formato de múltipla escolha. São 10 de língua portuguesa, quatro de literatura, quatro de língua estrangeira e sete de cada uma dessas disciplinas: matemática, física, química, biologia, história e geografia. Há também a redação. A prova dura cinco horas, e vai das 13h às 18h.
O concurso recebeu 32.207 inscritos. O curso mais procurado foi Medicina. Ele aparece como o mais concorrido em nove instituições. O 10o foi Direito, na Unoesc, em Joaçaba. O resultado será conhecido até 7 de dezembro.
Para o coordenador do ensino médio, Deivis Luís André, do Colégio Gardner, em São José, o vestibular da Acafe traz uma prova fácil, pela estrutura apresentada. Independente da disciplina, os conteúdos cobrados não são específicos. Eles valorizam mais a habilidade de interpretação do candidato, não só nas questões de português.
Além disso, o formato de múltipla escolha, diferente do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que é somatório, facilita a procura pela alternativa certa.
Quanto à redação, o coordenador do Colégio Gardner aposta em alguns temas. A Acafe geralmente oferece três opções de assunto para o candidato escolher. Como aconteceu no Exame Nacional do Médio Nacional (Enem) e na prova da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a questão da imigração pode aparecer novamente. Outro tema é a questão ética, política e social. André relembra o caso do Mensalão, que está sendo julgado. 

– Isso exige do aluno todo um conhecimento de formação republicana e monárquica que o Brasil passou – observa.

.
Instituições participantes
FURB – Universidade Regional de Blumenau
UnC – Universidade do Contestado
UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense
UNIARP – Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe
UNIDAVI – Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
Unifebe – Centro Universitário de Brusque
UNIPLAC – Universidade do Planalto Catarinense
UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville
UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina
BOM JESUS/IELUSC – Instituto Superior e Centro Educacional Luterano

Nenhum comentário:

Postar um comentário