quarta-feira, 28 de março de 2012

Dois livros interessantes

Dois livros lançados pela editora Insular e divulgados pelo professor Nildo Ouriques, após a palestra na FURB, sexta-feira, abrem esta iniciativa do blog de sugerir literatura de alto nível que nos tire da tradicional "zona de conforto". Alguns exemplares foram doados para a Biblioteca da FURB.  E a matéria sobre a conferência (no mestrado em Desenvolvimento Regional), em que Ouriques critica a "alienação e o conformismo acadêmico" está na página da FURB.

Os livros


Em Crítica à razão acadêmica, Waldir José Rampinelli e Nildo Ouriques, ambos professores doutores da UFSC e membros do IELA, resolvem pensar criticamente a experiência universitária brasileira e internacional. Eles são os organizadores da obra, que traz artigos que falam das entranhas da academia e do pouco que faz para superar relações de dominação e exploração. "Nossa sociedade se ressente de intelectuais que tornem públicos e elucidem de maneira dialética e crítica os conflitos impostos pelo sistema capitalista (...) A atitude complacente que hoje domina o campus e que marca a carreira da grande maioria dos professores é nociva para a construção de uma universidade vital para o Brasil e para a América Latina", frisam na abertura do livro. 223 páginas. 


História da Nação Latino-Americana "civiliza os bárbaros e traz luz sobre a ignorância brasileira”, diz Ouriques. Trata-se de obra de 2012, pela primeira vez editada em português, "com 40 anos de atraso", do argentino Jorge Abelardo Ramos. " Este livro é uma prova irrefutável que aquele tempo no qual estávamos de costas para a América Latina ficou definitivamente para trás", assina Ouriques na orelha do livro, acompanhado de Dilvo Ristoff (ex-reitor da UFFS) e Alberto Methol Ferré, escritor, jornalista, professor da Universidade de Montevidéu, considerado um dos maiores pensadores latino-americanos. Um verdadeiro militante pela causa da união da AL, essa "grande nação inconclusa". 583 páginas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário