quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Natel faz primeira visita à reitora eleita da UFSC

Reitor João Natel fez ontem, à tarde, a sua primeira visita à reitora eleita da UFSC, Roselane Neckel, em Florianópolis. Acompanhado do procurador geral, César Wolff e do diretor da TV/Rádio Educativa, Dílson  Tomio, Natel cumprimentou-a pela vitória nas eleições de 30 de novembro e fez questão de colocá-la a par do andamento da parceria FURB/UFSC, que vem sendo tratada com o reitor Alvaro Prata, especialmente depois que ele protocolou uma proposta acadêmica no MEC, em dezembro, apontando um cronograma de oferta de 6.300 vagas federais, a partir de cursos da FURB, até 2020. Prata tem mandato até maio, mas pode sair antes atendendo convite para cargo no Ministério da Ciência e Tecnologia.


Natel considerou muito positiva a conversa, entre 14 e 15 horas, com Roselana Neckel e com o diretor do Centro Tecnológico, Edison da Rosa, que integra a equipe dela de transição. "Abrimos um importante canal de diálogo que dará andamento ao processo de  incorporação da UFSC, respeitando-se as decisões dos conselhos universitários das nossas instituições", afirmou.

Para a reitora eleita pela oposição, o fundamental agora é ampliar esse diálogo e buscar entender todos os passos possíveis desta parceria. "Entendemos que há várias formas de pensar esse processo, que as pessoas devem ser ouvidas, há questões importantes como a situação dos servidores e dos alunos que precisam ficar claras, assim como esse documento que foi apresentado no MEC deve ser amplamente debatido, pois há divergências. Precisamos conversar mais sobre a construção dos cursos, assim como a definição de orçamento específico", afirmou. 

Para ela, ainda,  "não há necessidade de rapidez. Podemos caminhar juntos, olhar o futuro. O caminho já chegou num ponto importante. Não temos como voltar, mas nada impede fazermos um trabalho a longo prazo e com cautela. Agora vivemos um outro momento (referindo-se ao resultado do processo eleitoral). Vamos conversar e procurar perceber, também em nível de governo federal, o melhor encaminhamento para atender essa demanda da sociedade". 

Natel colocou a situação desde a criação do comitê pró-federalização, em 2002 até o anúncio da criação de um campus da UFSC em Blumenau, pela presidenta Dilma, ação que convergiu para parceria com a FURB após uma reunião de emergência no MEC, que colocou a FURB no processo, aceitando a parceria, mas descartando a federalização.  E também colocou as diretrizes aprovadas no Consuni, como a proposta do mecanismo de cessão dos servidores. Enfatizou, finalmente, que a Universidade não vê o processo como "bóia de salvação" da FURB, que fechou 2011 com saldo positivo em caixa e derrubou o mito de que os servidores da FURB desejam ser servidores federais sem concurso. 


Ele explicou, também, que já estuda-se encaminhar pelo MEC um projeto de lei ao Congresso Nacional amparando a incorporação e que também comunga da visão dela de se lutar para que esse processo leve à instalação da terceira federal de Santa Catarina.

Informou, ainda, que a FURB estará presente, a convite de Alvaro Prata, na reunião do Consuni da UFSC, em 28 de fevereiro, que será importante para esclarecer muitos pontos. E aproveitou para convidá-la a participar de reunião do Consuni da FURB. Ela ficou de falar com Prata para acertar uma data conveniente para ambos, que têm agenda cheia.  

Após a visita à reitora eleita, Natel foi cumprimentar, na Reitoria, o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, o "Paraná" (foto ao lado). Dele obteve amplo apoio para aproximar os setores de comunicação das instituições. 

Interessa à Reitoria e aos profissionais da FURB entender como funciona a política pública de comunicação da UFSC que sobrevive a mudanças de governo, desde que foi criada em 1987. O plano de Natel é fortalecer a comunicação institucional, especialmente o jornalismo, após um ano de gestão em que todos os setores fizeram sacrifícios para fechar o ano positivo, com R$ 4,5 milhões em caixa. O jornalista Moacir Loth, diretor da Agecom/UFSC, ciceronou a comitiva, integrada ainda pelo jornalista Michel Imme Sabbagh, apresentou sua estrutura, portfólio,  e se colocou disposição da FURB para colaborar com sua experiência de 32 anos na Comunicação da UFSC. 


Leia também a matéria da UFSC sobre a visita a Paraná e Loth para tratar de comunicação.






O procurador César Wolff aproveitou para visitar o procurador-chefe da UFSC, Nilto Parma, com quem conversou, entre outros temas, sobre a parceria FURB/UFSC. Parma também falou sobre o livro lançado com apoio da AGU, intitulado "Propriedade intelectual - conceitos e procedimentos", que tem norteado uma série de procedimentos na UFSC. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário