terça-feira, 1 de novembro de 2011

Deputados salvam reputação do Comitê do Itajaí

Ainda rende na imprensa, na comunidade e nos meios políticos a polêmica e estranha rejeição, (25/10), inédita, da moção em homenagem aos 15 anos do Comitê do Itajaí, pelos nossos representantes na Câmara de Vereadores de Blumenau, que, invariavelmente, vêm recebendo sucessivas e duras críticas em blogs, na carta do leitor e no blog da Giovana do Santaque recebeu inúmeros comentários, desde semana passada, e hoje também postou a homenagem da Assembléia Legislativa. 

Na Folha e no seu blog, o jornalista Carlos Tonet aprovou a decisão dos edis, pregando "impureza ideológica" nas decisões do comitê. Mesmo o comitê tendo aprovado o projeto de contenção da margem esquerda em 22/09 (em foto de Artur Moser/JSC), obra que teria sido o "pomo da discórdia".


Em artigo hoje, tecnólogo em Gestão Ambiental sai em defesa do comitê (constituído também pela FURB), que comemora hoje seu aniversário. "Ignorar estes trabalhos é também desvalorizar o capital intelectual produzido pelas universidades da região, mostrando que também aqui ainda há uma grande discrepância entre a sociedade civil e seus representantes", afirma Henrique Ricardo Krueger.

Ainda no Santa, Pancho anuncia que a Assembléia Legislativa aprovou a moção, por unanimidade. A nota rendeu chamada de capa do jornal. Ou seja, os deputados estaduais salvaram a reputação do Comitê do Itajaí, abalada por uma parte dos vereadores sem nenhuma justificativa convincente (confira a votação).

Em discursos, hoje, o presidente da Câmara, Jovino Cardoso (DEM), e o vereador Vânio Salm  (PT) condenaram a rejeição à moção sugerida pelo colega Vanderlei de Oliveira (PT). 

Um comentário:

  1. Michelito:

    A postagem acima assinala que eu, em meu blog, teria aprovado a decisao dos edis em vetar a homenagem ao Comite do Itajai "mesmo o comitê tendo aprovado o projeto de contenção". Entao é colocado um link para reportagem do Santa em que aparece a aprovação.

    Gostaria de salientar que essa aprovação ocorreu após o desbarrancamento e que minha criticas dizem respeito ao veto que o Comitê exarou em 2010, portanto, antes do desbarrancamento.

    Inclusive, o veto claro e inequivoco do Comitê foi disponibilizado em meu blog: http://carlostonet.wordpress.com/2011/09/16/comite-desprezou-seguranca-e-vetou-obra-na-margem-esquerda-para-preservar-200-especies-de-passaros/

    Para mim, o veto do Comite às obras antes do desbarrancamento foi claro, equivocado e fruto de intransigencia politica, sendo sua decisao diretamente responsavel pelo desbarrancamento, opiniao, alias, largamente compartilhada por pessoas e entidades de nossa cidade...

    Forte abraço,

    Tonet

    ResponderExcluir